The porcupine, the boy in the hurricane and other stories: pictures at a psychoanalytic exhibit. / O porco-espinho, o menino do furacão e outras histórias: quadros de uma exposição psicanalítica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Este trabalho de Dissertação de Mestrado objetivou investigar as entrevistas iniciais realizadas com as famílias que buscavam atendimento para um dos filhos, no período de julho de 1997 a junho de 2001, na Clínica Psicológica Dr Durval Marcondes, do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP e em consultório particular. Fundamenta-se na leitura da obra de D. W. Winnicott, que traz importantes contribuições para a psicanálise contemporânea. Realiza uma crítica aos modelos de triagens existentes nas Clínicas-Escola e em outras instituições, destacando o caráter de exclusão dessa prática. Discute, também, aspectos da dinâmica e função da família do ponto de vista de D.W. Winnicott. A metodologia que embasou o trabalho utiliza-se do método psicanalítico para fundamentar a pesquisa de práticas clínicas diferenciadas e inovadoras. Recorre, ainda, às idéias de Walter Benjamim sobre o valor da narrativa como forma de partilhar experiências inter-humanas. Há o relato de cinco casos que ilustram a prática de consultas psicoterapêuticas com famílias. Na discussão dos casos não se pretende esgotar as compreensões destes, mas apontar possíveis sentidos. Discute-se, também, o modelo de intervenções usadas nesse trabalho, que se baseiam na idéia de o analista ser capaz de sustentar sua prática clínica (dar holding). Destaca-se, enfim, o valor deste trabalho para os pacientes e para as instituições públicas.

ASSUNTO(S)

family relações familiares family relations psychodiagnostic interview família psicanálise therapeutic consultation entrevista psicodiagnóstica consulta terapêutica psychoanalysis

Documentos Relacionados