The permanence of the cycle mystical-religious in Brazilian literature of cordel / A permanência do ciclo místico-religioso na literatura de cordel e sua correlação com os níveis de construção textual.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho busca investigar a permanência do ciclo místico-religioso na Literatura de Cordel nordestina em níveis de construção textual. Para tanto, navega nas poesias de cordel de diversos períodos de produção-criação, extraindo os elementos significantes do misticismo e da religiosidade do povo nordestino, utilizados como mote para a construção textual dessa poesia popular narrativa. Desse modo, o universo místico e religioso que é representado retoricamente na poesia de Cordel, que surge nas crendices e devoções populares, é perquirido enquanto fio condutor de um versejar singular, em consonância com o cenário geopolítico e psicossocial dos quais são inseparáveis. Assim, tanto os santos canônicos da devoção popular Nossa Senhora das Dores e São Jorge quanto aqueles canonizados pelos devotos, fiéis e romeiros Antonio Conselheiro, Padre Cícero e Frei Damião - somados às personagens míticas do imaginário popular diabo, feitiçarias e assombrações compõem esse mundo místico e impregnado de religiosidade, que permanece desde sempre como mote privilegiado, em níveis de construção textual, na Literatura de Cordel.

ASSUNTO(S)

literature of cordel brazil literature in religiosity mysticism misticismo literatura brasileira religiosidade popular literatura de cordel

Documentos Relacionados