The Oral History as Instrument for Teaching in Agricultural Education: Memories of Colonization of the Catarinense West. / A História Oral como Instrumento para o Ensino na Educação Agrícola: Memórias da Colonização do Oeste Catarinense.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo contextualizar as representações dos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia Santa Catarina (EAFC/SC) e suas famílias em relação as suas origens e sobre o papel que a posse da terra assume nesse processo, verificando as potencialidades do uso da metodologia da história oral em projetos escolares. Nesse sentido, o presente trabalho pretende estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEMs) que propõem a pesquisa escolar como um expediente particularmente apropriado para promover a contextualização dos conteúdos escolares e com os Estudos Culturais em Educação, ao compreender o espaço escolar como um espaço de construção de significados culturais, de lutas e de resistências e não apenas como local de transmissão de conhecimento. Nestes estudos, os professores, compreendidos como professores-pesquisadores, passam a estudar os repertórios culturais trazidos pelos alunos e também outros da realidade local onde se situa a escola para que o currículo possa incorporar e explicitar conteúdos vividos, articulando-os com os conteúdos escolares. Nesta perspectiva, a utilização da história oral em projetos escolares e/ou comunitários pode ser um importante instrumento para estudar o contexto sócio-cultural em que a escola está inserida, para a aproximação entre instituição educacional e a comunidade, entre professores e alunos e entre ensino e pesquisa.

ASSUNTO(S)

pesquisa como princípio educativo oral history colonization of th catarinense west. research as an educational principle história oral educacao colonização do oeste catarinense.

Documentos Relacionados