The name in hypermedia: rebuilding the author in the digital culture / O nome na hipermídia: reconstruindo o autor na cultura digital

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A autoria, o autor, a autenticidade e a assinatura têm sido motivo de reflexão e crítica na área acadêmica desde o surgimento da rede mundial de computadores (Internet). Devido à facilidade de publicação nos sistemas eletrônicos digitais, a concepção autoral deslocou-se do simples ato de publicar, ou seja, tornar público, tendo em vista que hoje em dia qualquer pessoa com acesso a um computador e à Internet pode tornar algo publicável, e dirigiu-se ao processo de autenticação do que é tornado público. Com isso, repete-se o processo de legitimação autoral que tínhamos até então nos meios científicos tradicionais e acaba-se por coibir uma série de experimentos autorais que vêm surgindo redes computacionais. Processos esses que tentam exatamente dar conta de repensar a lógica autoritária dos processos de certificação e que são, na maioria das vezes, ousados por refletir um processo de seu tempo, a descentralização do poder, e que está em franco diálogo com procedimentos contemporâneos que dão conta da autoria, do nome próprio e da autenticidade na Internet sem a necessidade de repetição dos modelos que foram até agora institucionalizados. A autoria e o autor são questionados pelo viés da teoria de Jacques Derrida, com ênfase na sua concepção de assinatura e de legitimidade do sistema de reconhecimento acadêmico vigente. Através da elaboração de um experimento que utiliza geradores eletrônicos de textos a revista Plato on-line, que é parte desse trabalho, foi criada com o intuito de refletir acerca dos problemas em torno do nome próprio e da chancela das entidades que cercam as concepções autorais. Com esse experimento pretende-se apresentar uma reflexão conceitual acerca dos procedimentos e formas adotadas na Internet para a validação e disseminação do conhecimento, além de perguntar sobre os futuros dos meios digitais na academia e sua validade enquanto modelo autoral, sem com isso pretender instaurar uma forma ou mesmo um padrão para que se autentique e se autorize uma publicação, já que se correria o risco de repetir os modelos atuais. O que seria um contra-senso tendo em mente a alteração epistemológica a que fomos submetidos quando da inserção das mídias digitais no campo da disseminação do conhecimento científico

ASSUNTO(S)

derrida assinatura derrida teoria da comunicacao autor assinaturas digitais signature author hipermídia digital media mídias digitais hypermedia

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