The Lost Experience: estratégias de imersão em jogos de realidade alternada

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/02/2012

RESUMO

Dentre as atuais formas midiáticas, o alternate reality games (ARG), ou jogo de realidade alternada, se destaca por proporcionar uma experiência lúdica com fortes qualidades imersivas. Configurando seu mundo ficcional em sintonia com a realidade cotidiana, o ARG busca borrar as fronteiras entre a ficção e a não-ficção, a fim de intensificar a experiência vivenciada pelo público. Nesta pesquisa são analisadas as estratégias de imersão dos jogos de realidade alternada a partir de um estudo de The Lost Experience (LTE), com o objetivo de compreender como ocorre o processo de imersão no mundo ficcional criado pelo ARG. Assim, são pesquisadas as principais características que constituem os jogos de realidade alternada, partindo de seus principais preceitos estabelecidos de modo a tornar acessível um mundo ficcional conectado o cotidiano de seus jogadores através da interface dos meios de comunicação. Neste processo, o conceito de imersão é problematizado, a fim de compreender a extensão que esse termo adquire diante de algumas perspectivas que denotem sua natureza. Visões que conduzem a um denominador comum que liga a noção de imersão ao prazer de estar envolvido sensorialmente, cognitivamente e emocionalmente com estímulos externos, que como resposta conduzem a ações sobre o ambiente vivenciado. As análises das estratégias de imersão em The Lost Experience auxiliam na compreensão de como ele configura seu mundo ficcional em contato com a realidade cotidiana, a fim de criar zonas imersivas que possibilitam a interação dos jogadores com os elementos de seu universo.

ASSUNTO(S)

jogos ambientes virtuais compartilhados transmídia televisão - seriados jogo de realidade alternada imersão cinema alternate reality game imersion transmídia television series

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