The humanization of assistance care services in the Code of Dental Ethics – Resolution CFO 42/2003 dated May 20, 2003 / A humanização das relações assistenciais no Código de Ética Odontológica - Resolução CFO 42/2003, de 20 de maio de 2003"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O avanço técnico-científico das últimas décadas fez com que as Ciências da Saúde, incluindo a Odontologia, se desenvolvessem rapidamente, em prol da saúde do paciente. Por outro lado, o progresso vertiginoso fez com que os profissionais da área da saúde voltassem sua atenção a este desenvolvimento, despersonalizando a relação com o paciente. O ser humano necessita ser olhado e visto na sua totalidade, atitudes que devem ser desenvolvidas pelos profissionais que lidam com pessoas, principalmente pessoas vulnerabilizadas pela dor e pelo sofrimento, como é o caso da Odontologia. Neste sentido, o presente trabalho avaliou, através da técnica hermenêutica, o Código de Ética Odontológica vigente, ou seja, a Resolução 42/2003, em relação à promoção da humanização das relações assistenciais. A interpretação dessa normativa permitiu concluir que o documento que deu origem ao referido código, elaborado na III CONEO preocupou-se com o zelo à saúde do paciente e com o respeito à dignidade do mesmo, preceitos fundamentais da humanização da assistência. E ainda que o Código poderia ser menos repetitivo em algumas questões e ter um objetivo mais definido com ênfase ao conceito de pessoa humana.

ASSUNTO(S)

odontology assistance care services code of dental ethics relações assistenciais bioethic humanization bioética código de Ética odontológica humanização odontologia

Documentos Relacionados