THE HISTORY OF MUSIC IN THE PEDAGOGY COURSE AT UFSM (1984-2008) / A HISTÓRIA DA DISCIPLINA DE MÚSICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM (1984-2008)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente projeto está vinculado à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetivou-se investigar a história da disciplina de Música no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, compreendendo-se como ela foi construída e implantada em seu currículo. Buscou-se ainda analisar os fatores que influenciaram tal construção e compreender as mudanças que se fizeram presentes na disciplina de Música entre 1984 e 2008. A investigação se insere no campo da história das disciplinas escolares, tomando-se como referência os estudos de Bittencourt (2003), Chervel (1990), Goodson (1997, 2008) e Santos (1990). Metodologicamente, a investigação foi organizada a partir da história oral (ALBERTI, 2005; FREITAS, 2006; MEIHY, 2005), cujos dados foram coletados mediante depoimentos de colaboradores que presenciaram as modificações no currículo do curso, juntamente com a análise de documentos institucionais. O curso de Pedagogia, ao longo de sua história, vem buscando qualificar os futuros profissionais nas diferentes áreas do conhecimento. Desse modo, preocupações acerca de propostas voltadas ao ensino de Arte têm permeado este espaço, proporcionando aos futuros professores contatos formais com um corpo de conhecimentos necessários ao exercício da docência em sala de aula. No caso da Educação Musical, a inserção da música no currículo do curso de Pedagogia ocorreu no ano de 1984 e, desde então, a área vem se constituindo e consolidando na formação de professores unidocentes. Inúmeros professores que trabalharam com as disciplinas de música contribuíram com suas experiências acadêmico-profissionais e suas trajetórias pessoais, marcando com compromisso e profissionalismo a área no contexto da UFSM. A partir da pesquisa, constatou-se que o momento de 1984 foi decisivo para o que viria a ser a formação de pedagogos na UFSM, criando-se um novo curso, marcado pelo pioneirismo, o qual estruturou seu currículo a partir de metodologias específicas às diferentes áreas do conhecimento. Ao longo dos anos, as propostas formativas foram sendo alteradas, passando o curso por três reformulações - 1984, 2004 e 2007, de modo a adequar-se à legislação, às orientações da área e às mudanças de concepções dos professores responsáveis pela disciplina de música. As alterações curriculares registradas nasceram de intensas reflexões, discussões e movimentos, internos e externos, ao contexto do Centro de Educação, os quais refletiram uma nova dinâmica da educação brasileira. O trabalho incansável da coordenação e dos professores comprometidos com o curso gerou novos currículos, os quais acompanharam as tendências de formação de um novo professor e contribuíram para a qualificação dos contextos escolares de Santa Maria e região.

ASSUNTO(S)

school syllabi history formação de professores formation teachers management ∕ educação musical pedagogia pedagogy história das disciplinas escolares educacao musical education

Documentos Relacionados