The Heuristic/persuasive logic of graphic design / A Lógica Heurística/persuativa do Design Gráfico

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta pesquisa nasceu da experiência pessoal do autor no ensino e prática projetual do design gráfico, em cujo devir surgiram indagações acerca dos critérios de persuasão utilizados pelos designers na feitura de seus projetos visuais. Com base em que valores os signos visuais são selecionados e recodificados para incorporar uma mensagem visual persuasiva? As metodologias projetuais vigentes não contemplam preocupação explícita alguma com as questões relativas à persuasividade dos projetos gráficos, nem no Brasil nem no exterior.O objetivo desta dissertação é o planejamento da tática baseada na qual o fazer-design, assim como o ler-design, será trazido ao choque do apercebimento, ao resgate da consciência do Design como a linguagem de intervenção cultural no espaço. A pesquisa adota como estudos de caso 9 (nove) projetos de design gráfico dirigidos à construção de identidades visuais, sobre os quais foram empreendidas, com rigor metodológico durante 11 (onze) meses, a descrição e a análise dos critérios preferidos pelos designers na escolha dos signos visuais dos projetos. Deste procedimento primevo foram decantadas as categorias perceptivas e cognitivas que parecem autorizar a inclusão da persuasividade no procedimento da projetação, como aquele coeficiente que logicamente articula, esteticamente propicia e eticamente unifica todos os demais fatores de eficiência do design.A investigação toma como basilar o convite ao pensamento oferecido pelo pragmatismo metodológico de Charles S. Peirce e, ainda em menor escala de influência, pela perspectiva existencialista do raciovitalismo de José Ortega y Gasset. O itinerário capitular dessa dissertação considera o aspecto triádico da semiose: o olhar-apreço (sobre a primeiridade e o signo), o olhar-relato (sobre a segundidade e o objeto) e o olhar-crítica (sobre a terceiridade e o interpretante). Sob tal filtro fenomenológico-semiótico, já é possível esboçar um endosso filosófico do Design como Ciência: a ciência dos fundamentos, relações e processos de toda projetação, sendo esta entendida como nossa intervenção cultural no espaço.Certamente, esta dissertação de mestrado ainda não exauriu a questão, mas a caminhada revelou a possibilidade de melhor compreensão sistêmica dos fatores que concorrem para a eficiência projetual: uma exeqüibilidade que atravessa o universo visioprojetual em busca de uma mesmidade metafísica do Design, fazendo emergir elementos que, segundo a ótica deste trabalho, podem enriquecer o debate sobre a futura formação, há muito coletivamente desejada, de uma teoria geral ou Filosofia do Design.

ASSUNTO(S)

cultura - alemanha persuasão visual language semiotics ciência arte design cultura visual comunicacao linguagem visual semiosfera persuasion design visual culture semiosphere

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