THE HANDLING OF TRANSFERENCE AT THE PSYCHOSOCIAL CARE CENTERS (CAPS): SOME PSYCHOANALYTICAL CONSIDERATIONS. / "O Manejo da TransferÃncia nos Centros de AtenÃÃo Psicossocial (CAPS)"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertaÃÃo tem por objetivo investigar as particularidades do manejo da transferÃncia nos centros de atenÃÃo psicossocial (CAPS). Estes podem ser mais bem compreendidos com base na polÃtica de saÃde resultante da crÃtica ao modelo institucional e asilar de atendimento e ao saber psiquiÃtrico. Trata-se, pois, de um serviÃo que propÃe uma forma especÃfica de clÃnica. A dinÃmica de atendimento multidisciplinar do modelo CAPS constitui, assim, objeto privilegiado de reflexÃo sobre as transformaÃÃes da saÃde mental na atualidade. Nesse contexto, a transferÃncia, tal como acontece na clÃnica privada, desempenha lugar central. Considerando-se a reflexÃo de Freud sobre a prevalÃncia da forma negativa da transferÃncia nas instituiÃÃes, pergunta-se pelas conseqÃÃncias deste fato em relaÃÃo ao CAPS. Concluiu-se que as perspectivas do manejo clÃnico implicam, nÃo apenas, os atendimentos individuais, mas tambÃm o reconhecimento da transferÃncia perante as atividades realizadas em equipe. Desta forma, evita-se que a transferÃncia seja confundida com outro tipo de vÃnculo que leve a uma dependÃncia em relaÃÃo à instituiÃÃo. O trabalho aponta, entre outras coisas, para a necessidade da Ãtica psicanalÃtica como aquela dimensÃo que possibilita um manejo eficaz da transferÃncia, freqÃentemente imersa nos dispositivos do CAPS.

ASSUNTO(S)

transferÃncia (psicologia) mental health, caps, psychoanalysis,ttransference,multidisciplinary work team. pessoal da Ãrea de saÃde mental e pacientes â cearà serviÃos de saÃde mental â cearà saÃde mental, caps, psicanÃlise, transferÃncia, equipe multidisciplinar. centros de atenÃÃo psicossocial psicologia polÃtica de saÃde mental â cearÃ

Documentos Relacionados