THE DISCURSIVE PRACTICES OF THE SOCIETY OF JESUS AND THE EMERGENCE OF THE JESUIT THEATER OF THE MISSION IN BRAZIL OF THE 16th CENTURY / As práticas discursivas da Companhia de Jesus e a emergência do teatro jesuítico da missão no Brasil do séc. XVI

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A questão de saber se é possível pensar diferentemente do que se pensa e perceber diferentemente do que se vê é indispensável para continuar a olhar e refletir, alertava Foucault. Esse foi o desafio na construção do objeto desta tese: as práticas discursivas jesuíticas e a emergência do que denomino teatro jesuítico da missão. Para tal, considero-o enquanto experiência singular, portadora de uma historicidade que se poderia desvelar, para descrever aquilo que lhe fosse constitutivo, as suas condições de possibilidade. Assumi, deste modo, uma perspectiva de análise que questiona a espessura histórica que enuncia teatros e nomeia gentios, frente à aparente naturalidade e mesmo obviedade com que vem sendo apresentado o fazer teatro entre os gentios, no Brasil do séc. XVI. Uma postura que, ao contrário de uma narrativa seqüencial de suas manifestações no tempo, identifique, isso sim, a sua raridade, como acontecimento, e as possíveis matrizes que perpassavam e fundavam as práticas discursivas jesuíticas, entre as quais se situava esta forma particular de teatro, quando este irrompeu e configurou-se no Brasil. Portanto, examino, os documentos e, parcialmente, o arquivo construído pela Companhia de Jesus, arrolando fontes que não costumam ser imantadas por estudiosos do fazer teatral dos jesuítas no espaço colonial do séc. XVI: cartas, prédicas, a chamada Bíblia de Nadal que analiso como um livro-teatro , os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, entre outros. O teatro jesuítico, deste modo, parece emergir, construir e ser construído no interior das matrizes discursivas próprias à emergência do fazer jesuítico, no interior do arquivo, em torno da ordenação, da disciplina dos sentidos e, mais particularmente, do olhar, aquela [ordem] da contemplação que, mais do que vontade de imagens, revela-se vontade de verdade, a que produz imagens, cuja correta interpretação permite o agir em direção à implantação da verdade para si e para o mundo.

ASSUNTO(S)

brazil colony 16th century jesuit theater historia do brasil colonia pedagogy teatro jesuítico the society of jesus discursive practices práticas discursivas pedagogia companhia de jesus brasil colônia séc.xvi

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