The demonization of the Jew in Chaucer s "The Prioress s Tale," Shakespeare s The merchant of Venice and Scott s Ivanhoe

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/04/2011

RESUMO

Esta dissertação examina o tema do anti-Semitismo nas diferentes eras de clássicos selecionados da literatura inglesa - "The Prioress s Tale" de Canterbury Tales, The Merchant of Venice e Ivanhoe-- comparando e contrastando a demonização dos personagens judeus presentes nos textos. Pela análise dos três textos, eu procuro demonstrar a evolução da demonização do judeu na literatura em diferentes períodos históricos. Os aspectos históricos e culturais dos textos serão considerados, pois o anti-Semitismo pode ser claramente traçando como uma ideologia construída pela cultura Ocidental como uma forma de dominação e exclusão de minorias. O Quarto Concílio de Latrão, de 1215, ressuscitou o espectro do anti-Semitismo, impondo leis como a proibição do matrimônio entre judeus e cristãos e a obrigatoriedade para os judeus de usarem vestimentas diferenciadas. Isto é especialmente visível no corpus escolhido, pois os judeus são estigmatizados como demoníacos, pagãos, heréticos e impuros. Um tropo em particular em dois dos textos demonstram a aversão cristã à usúria -- tarefa que foi convenientemente atribuída aos judeus. Como eles eram considerados inferiores, tal função era apropriada para eles. Outro tropo é o da demonização da mulher judia. Isto é feito, primeiramente, através da sua transformação da personagems Rebecca e Jéssica em objetos de desejo e sedução em ambos IvanhoeIvanhoe e Merchant of Venice. Tentativas insistentes de conversão das personagens judias também demonstram as seguidas tentativas de assimilação das personagems judias. Um tema conectado com o citado acima é a questão de pureza e impureza. Os judeus são 6 tidos como particularmente impuros, sendo associados com imagens negativas com latrinas, mutilação, veneno, atos sexuais depravados e bruxaria. Todos os sentimentos anti-Semíticos citados acima podem ser encontrados nos três textos, e podem ser efetivamente contrastados e comparados para proporcionar um melhor entendimento da repudiação do judeu na literatura. Esta análise é feita por (1) a coleta de dados históricos, relacionados ao anti-Semitismo, das diferentes épocas nas quais as obras foram escritas e sua interpretação através da linha de estudos culturais e (2) um estudo comparativo dos personagens judeus e dos temas demoníacos presentes nos textos. Dados foram coletados de textos históricos, arquivos e manuscritos. Esta dissertação desafia o leitor a desenvolver uma leitura crítica dos textos canônicos, questionando o anto- semitismo através da demonização do judeu na literatura, oferecendo um panorama do mesmo em textos literários de diferentes gêneros e contextos.

ASSUNTO(S)

anti-semitismo teses. chaucer, geoffrey, dm. 1400. canterbury tales crítica e interpretação teses. shakespeare, william, 1564-1616. merchant of venice crítica e interpretação teses. scott, walter, 1771-1832. ivanhoe crítica e interpretação teses. peregrinos e peregrinações cristãs inglaterra canterbury. judeus na literatura teses. literatura inglesa história e crítica teses. mulheres na literatura teses. literatura teses.

Documentos Relacionados