Testosterona abole os efeitos vasculoprotetores no tratamento com conjugado estrogênio equino (PREMARINâ) em ratas espontaneamente hipertensas ovariectomizadas / The vascular protective effects of conjugated equine estrogen (Premarinâ) is blunted by testosterone in ovariectomized spontaneously hypertensive rats (SHR).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/07/2012

RESUMO

Os efeitos vasculares da associação de estrogênios e testosterona, utilizada para tratamento do distúrbio de desejo sexual hipoativo na pós-menopausa ainda não estão elucidados. O objetivo do trabalho foi avaliar as respostas vasculares ao tratamento de ratas espontaneamente hipertensas ovariectomizadas (SHR-OVX) com o conjugado estrogênio equino (CEE) associado ou não a cipionato de testosterona (CEE+T). O tratamento de SHR-OVX com CEE promove melhora da função endotelial na aorta por mecanismos que envolvem a redução da geração de espécies reativas de oxigênio (EROs) e aumento da expressão proteica de enzimas antioxidantes. O tratamento com CEE+T inibe os efeitos vasculoprotetores do CEE sobre o endotélio, aumentando a geração de EROs e diminuindo a expressão da enzima óxido nítrico sintase. A maior geração de EROs na aorta do grupo CEE+T parece depender da ativação de receptores AT1 de angiotensina II, da maior ação de fator inflamatório o 20-HETE e da ativação da enzima NADPH oxidase.

ASSUNTO(S)

endotélio vascular estresse oxidativo estrógenos estrogens hipertensão hypertension ovariectomia ovariectomy oxidative stress testosterona testosterone vascular endothelium

Documentos Relacionados