Terra dos Pássaros: a permanência de elementos da contracultura na produção de Toninho Horta nos anos de 1970
AUTOR(ES)
Nicodemo, Thaís Lima, Santos, Rafael dos
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-12
RESUMO
Esse artigo apresenta uma análise da produção do compositor e instrumentista Toninho Horta, com enfoque em sua atuação ao longo dos anos 1970 e no processo de elaboração de seu disco inaugural, Terra dos Pássaros, lançado de forma independente, em 1979. Tendo como ponto de partida a MPB e os festivais da canção, em fins dos anos 1960, em um contexto marcado pelo regime autoritário e pela consolidação da indústria cultural, procuramos discutir a permanência de elementos ligados à contracultura na produção de Toninho Horta, perceptíveis em seu discurso, em seu processo criativo e no conteúdo de suas canções, durante os anos 1970. Levamos em consideração a correspondência entre sua concepção musical, ligada a uma dimensão lúdica e "informal", com outras produções, como a do chamado Clube da Esquina e do coletivo de poesia Nuvem Cigana, com os quais Toninho Horta estabeleceu relações. O estudo dessas produções pode contribuir para a compreensão de transformações da canção popular brasileira, durante os anos 1970.
ASSUNTO(S)
mpb toninho horta clube da esquina guitarra violão contracultura
Documentos Relacionados
- Terra dos passaros : an assessment of Toninho Horta s compositions in the album "Terra dos passaros"
- O vôo dos pássaros: uma reflexão sobre o lugar do contador de histórias na contemporaneidade
- Um novo barato: surfe e contracultura no Rio de Janeiro dos anos 1970
- Embates de masculinidade: dos pÃssaros aos homens ou dos homens aos pÃssaros? Pesquisa entre homens criadores de pÃssaros residentes na comunidade de Lagoa Encantada â Recife - PE
- A cena musical da Black Rio: estilos e mediações nos bailes soul dos anos 1970