TEORIA DO CONFORTO PARA PROMOÃÃO DA SAÃDE NO CUIDADO DE ENFERMAGEM Ã PARTURIENTE / COMFORT THEORY FOR THE PROMOTION OF HEALTH IN NURSING CARE TO THE PAROUS WOMAN.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/03/2010

RESUMO

O conforto à esperado por toda mulher que entra em trabalho de parto, na forma de ajuda, atenÃÃo, presenÃa e solicitude da enfermeira obstetra e da presenÃa de familiares, do acompanhante, da doula e de toda a equipe que està direcionando para ela toda espÃcie de cuidado. Objetiva-se desvelar o cuidado confortador à parturiente, como meta de enfermagem para a promoÃÃo da saÃde, nos contextos, fÃsico, ambiental social e psicoespiritual. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, sobre o conforto à parturiente que se encontra em trabalho de parto. O local para o desenvolvimento do estudo foi o centro de parto normal de uma maternidade-escola pÃblica de grande porte, em Fortaleza, CearÃ. Os sujeitos foram nove parturientes admitidas ao centro de parto normal, em trabalho de parto, sem apresentar risco obstÃtrico, e que aceitaram por espontÃnea vontade participar do estudo. Os dados foram coletados nos meses de setembro a dezembro de 2009. Foram usadas como tÃcnicas a observaÃÃo livre e a entrevista semiestruturada. Para a manutenÃÃo de registros, usou-se o diÃrio de campo. Para anÃlise dos dados empregou-se o mÃtodo proposto por Bogdan e Biklen (2006). Com o tratamento e operacionalizaÃÃo da anÃlise dos dados, identificaram-se as seguintes categorias: Significado do conforto ambiental, significado de desconforto, significado de sentir-se confortÃvel, significado do conforto recebido. Acredita-se na conscientizaÃÃo dos trabalhadores de Enfermagem quanto à descoberta que a pesquisa revelou. à oportuno que os enfermeiros reflitam sobre o conforto com visÃo ampliada. Conforme os resultados obtidos e jà com a ideia amadurecida, elaborou-se um roteiro identificando as necessidades de conforto nÃo satisfeitas pelas parturientes, deste modo, direcionamos o cuidado de enfermagem obstÃtrica, tendo como foco o conforto à parturiente na promoÃÃo da saÃde no centro de parto normal. A tese defendida atendeu e respondeu ao que foi focado: o conforto como subsÃdio para a constituiÃÃo da prÃtica da Enfermagem ObstÃtrica voltada à parturiente, em uma nova visÃo - a inserÃÃo do cuidado de Enfermagem ObstÃtrica na promoÃÃo da saÃde tendo como base o conforto à parturiente nos contextos fÃsico, ambiental, psicoespiritual e social.

ASSUNTO(S)

enfermagem teoria de enfermagem promoÃÃo da saÃde cuidados de enfermagem enfermagem obstÃtrica nursing theory health promotion nursing care obstetrical nursing

Documentos Relacionados