Tendências e contradições do processo de expansão do segmento mercantil-capitalista de provisão de moradias na região de Venda Nova- Belo Horizonte/MG

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O processo de ocupação do solo belo-horizontino é marcado pela atuação do Estado e do capital imobiliário, principais agentes na produção do espaço urbano. A análise da região de Venda Nova e entorno imediato permite observar a recente expansão da atuação do segmento mercantil de produção de moradias em áreas periféricas da metrópole. Esta expansão é resultado, entre outros aspectos, da valorização imobiliária dada por melhorias urbanas e do aumento de renda da população e se caracteriza por inovações na moradia para a classe média. Economicamente promissora para o capital imobiliário tal atuação pode transformar a dinâmica urbana da cidade e agravar históricas diferenças socioespaciais. A atuação do segmento mercantil-capitalista de produção de moradias, que pressupõe a construção habitacional com valor de troca, é diferenciado neste trabalho pela forma de atuação em dois tipos: estatal ou empresarial. O foco da pesquisa é a produção empresarial, que possui, por sua vez, dois submercados: concorrencial e monopolista. Como no período analisado, entre 1997 e 2007, não foi constatada a produção de moradias pelo submercado monopolista na área de estudo, o trabalho detalha os principais aspectos relacionados à produção empresarial do submercado concorrencial: demandas, tipos de agentes, estratégias de mercado, produtos imobiliários ofertados e características homogêneas de ocupação. Os apartamentos e as casas geminadas são os dois produtos imobiliários mais ofertados por este submercado e por isso são analisados sob os aspectos conceituais, socioculturais, arquitetônicos e mercadológicos. Toda a análise é embasada em conceitos teóricos, dados históricos e em pesquisas empíricas empreendidas ao longo da elaboração do trabalho. O objetivo é contextualizar e apontar as tendências, contradições e possíveis impactos na dinâmica urbana, do processo de expansão mercantil de provisão de moradias na área de estudo.

ASSUNTO(S)

mercado imobiliário venda nova (belo horizonte, mg) teses. habitação venda nova (belo horizonte, mg) teses. arquitetura teses. planejamento urbano venda nova (belo horizonte, mg) teses.

Documentos Relacionados