Tem tantos jeitos de ver!: um estudo sobre os significados de olhar nas perspectivas de quatro mulheres de Goiânia / There are so many ways to look at something! A study on four womens perspectives about gazing

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Neste estudo defendemos que os significados são construídos histórica e culturalmente nas atividades sociais em uma dinâmica polifônica em que estão em jogo as relações entre os conhecimentos contextualizados anteriormente e as atividades de co-construção de novos conhecimentos. O objetivo foi analisar a construção do conceito de Olhar por meio da identificação de permanências e modificações dos significados que o compuseram em entrevista de histórias de vida, sobre a atividade de fotografar e depois as participantes assistiram ao filme Janelas da Alma (2001). Para se alcançar esse objetivo, utilizamos a fotografia, o filme e entrevistas de caráter narrativas e episódicas. Os procedimentos de construção dos dados e a análise dos dados seguem o paradigma qualitativo, utilizando-se a análise temática dialógica da conversação para tratamento das entrevistas de história de vida e sobre as fotografias. Participaram do estudo quatro mulheres de Goiânia (Sol, Dama-da-Noite, Estrela e Lua), sendo duas casadas e duas separadas e com pouco hábito de ir ao cinema. As mulheres que participaram do estudo, trabalham e são mães. Os resultados indicaram que as atividades sociais exercidas pelas mulheres orientavam seus conceitos iniciais sobre o Olhar. Há uma íntima relação entre suas atividades principais e sua concepção do que é o Olhar. Mesmo que não exerçam o papel de esposa, como Sol e Dama da Noite, este posicionamento é constantemente abordado como característica feminina, assim como a sensibilidade, a religiosidade, o sexto sentido, dependem da individualidade feminina. As características da nova mulher misturam-se com os valores antigos, destacando-se a circularidade da cultura. Assistir ao filme Janelas da Alma foi uma atividade que possibilitou a mudança dos significados que compõem o conceito de Olhar. As mudanças não são descontextualizadas das experiências das participantes, ao contrário, foram suas vivências que possibilitam uma nova composição dos significados que incluiu significados aprendidos na atividade de assistir ao filme. O fotografar também possibilitou uma nova reflexão sobre o Olhar mediada pela máquina de fotografia. A fotografia é a possibilidade de ver um mundo selecionado e mediado por um instrumento que registra. O fato de ficar registrado altera a forma de olhar. A pose, tal como Barthes comenta, é o que fica registrado, não em uma folha de papel, mas em um momento do pensamento. A pose é o Olhar apreendido pela câmera de fotografia, mas também é o Olhar internalizado pelo registro do pensamento na atividade de fotografar. O momento imortalizado em sua forma estática serve como mediador de uma futura memória. As mudanças nas fotos após assistirem ao filme aconteceram de uma posição individualizada para um universo social mais amplo. As fotos iniciais falavam principalmente do que as participantes eram e do que gostavam, enquanto aquelas tiradas depois do filme permitiram uma reflexão por parte das participantes acerca do mundo e sua abrangência passou a ser mais social e reflexiva envolvendo discussões sobre os valores, as dificuldades do mundo contemporâneo e o melhor jeito de se viver.

ASSUNTO(S)

fotografia (psicologia) movies janelas da alma. cinema (psicologia) photography olhar (psicologia) janelas da alma (psicologia) formação de conceitos (psicologia) mulheres concept formation psicologia women significação (psicologia) the gaze

Documentos Relacionados