Tecnologias digitais e ensino de matemÃtica: compreender para realizar. / Tecnologias digitais e ensino de matemÃtica: compreender para realizar.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/06/2008

RESUMO

Este trabalho discute, descreve e sistematiza aÃÃes para o ensino de MatemÃtica com o uso do computador na escola, identificando de que forma à possÃvel integrÃ-lo aos seus espaÃos de saber, como subsÃdio didÃtico a um ensino que melhore os processos e resultados da aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa consiste em desenvolver estratÃgias de sistematizaÃÃo para o acompanhamento metodolÃgico de ensino que possibilite o uso do computador integrado com os objetivos de aprendizagem e programas escolares de forma que o professor adquira autonomia e criticidade do uso dessa ferramenta nas aulas, no decorrer da sua formaÃÃo continuada em serviÃo. No sentido de identificar quais aÃÃes pedagÃgicas possibilitam integraÃÃo e complementaridade entre a sala de aula de MatemÃtica e o LaboratÃrio de InformÃtica Educativa (LIE), este trabalho pauta-se no planejamento de aulas, na formaÃÃo continuada do professor de MatemÃtica, na utilizaÃÃo eficaz e eficiente do LaboratÃrio de InformÃtica, nas aÃÃes do nÃcleo gestor, nas possibilidades e limitaÃÃes das tecnologias digitais no cenÃrio atual e no ensino de MatemÃtica, tomando como fundamentaÃÃo teÃrico-metodolÃgica a SeqÃÃncia Fedathi e a Engenharia DidÃtica. A metodologia empregada nesta pesquisa aplicou princÃpios da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa participante, em que prevaleceram fortemente os conhecimentos adquiridos durante as atividades prÃticas realizadas no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada na escola estadual Eunice Weaver, situada em Maranguape-CE e envolveu diretamente o NÃcleo Gestor da escola, cinco professores de MatemÃtica, cinco alunos da escola que participaram como monitores e uma professora lotada no LaboratÃrio de InformÃtica da escola. Tomando como base a idÃia de que uma das aÃÃes da pesquisa envolvia o ensino com o intuito da aprendizagem, participaram quatro turmas de 6 ano, duas do 9 ano do Ensino Fundamental e trÃs turmas do 1 ano do Ensino MÃdio. Os alunos nÃo foram identificados e os dados quantitativos coletados por meio do prÃ-teste, pÃs-teste, participaÃÃo nas sessÃes didÃticas e fichas de avaliaÃÃo continuada serviram para compreender e embasar as aÃÃes desenvolvidas no planejamento com os professores, com fins de compreensÃo, reflexÃo e ajustes. De todo o grupo envolvido, os docentes foram os mais resistentes a admitir que o computador pode realimentar e redimensionar a prÃtica pedagÃgica. Os resultados evidenciaram que as estratÃgias de ensino com o uso do computador, proposto neste trabalho dependeram de um conjunto de aÃÃes diretas que agiram, principalmente, no componente humano, exigindo mudanÃas significativas na organizaÃÃo da escola, na ergonomia do LIE e nas formas de pensar e agir dos pesquisados.

ASSUNTO(S)

educacao ensino, tecnologias digitais, matemÃtica education, digital technologies, mathematics. matemÃtica â ensino auxiliado por computador â maranguape(ce) professores de matemÃtica â fomaÃÃo - maranguape(ce) aprendizagem por atividades â maranguape(ce) matemÃtica â estudo e ensino â maranguape(ce)

Documentos Relacionados