TECNOLOGIA E ÉTICA DE SI: Subjetividade e performance na cura interior católico-carismática a partir da figura do curador

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Diante de um cenário no qual o catolicismo brasileiro dialoga com as contemporâneas transformações da sociedade, enfoco, dentre um vasto repertório de práticas e de crenças do movimento carismático católico, a chamada cura interior, entendida como a cura da memória e das emoções. Procuro compreendê-la sob um enfoque múltiplo e uma antropologia da experiência, cuja chave hermenêutica emerge da afirmação de Gadamer o diálogo que somos nós. Experimentada em comunidades, grupos e instituições, a cura interior é praticada por especialistas da cura ou curadores, cujos rituais foram por mim observados em três segmentos ligados ao movimento carismático (uma comunidade leiga, uma dimensão institucional e alguns "flutuantes, pessoas sem filiação institucional). Na prática da cura interior, o curador aciona uma complexa tecnologia da memória, do corpo e das emoções, em que ocorre a transferência e a expansão semântica de termos e procedimentos, desde a psicologia junguiana (imagem arquetípica) e de outras vertentes; ao vocabulário da medicina (anamnese) chegando à tradição católica (sangue de Jesus). A cura interior é, portanto, um lócus e um dispositivo. Um lócus onde tendências contraditórias (a busca de si e a rendição ao O(o)utro; o fruir estético e o vigor da tradição), dialogam entre si; e um dispositivo religioso de efeitos terapêuticos, em que a fragmentação e dispersão da memória e dos sentimentos são superadas pela ressurgência e reelaboração, baseada numa plurivocalidade dos sentidos, da linguagem mítica católica. Na prática da cura interior, a vivência social e a cotidiana do curador são traduzidas, simultaneamente, para uma performance e uma ontologia. A busca da plenitude ética na cura promove de fato uma síntese estética provisória, interminável e sujeita a abalos. O curador incorre, aparentemente, em uma fuga do eu, quando atribui a realização da cura interior a um poder transcendente. Mas, a busca de tal poder para interpretar e resolver os dilemas da memória e das emoções pessoais institui uma tecnologia de si, compreendida como um fluxo intersubjetivo, transversal e simétrico, de práticas e discursos religiosos e de saúde modernos e pós-modernos

ASSUNTO(S)

movimento carismático católico teologia dispositivos da memória e da emoção tecnologias do eu innere heilung cura interior spezialisten in heilungen prozesse der erinnerungen und der emotionen especialistas da cura technologie des self katholische charismatische bewegung

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