Tecnicas basicas para interações 3D atraves do mouse

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1997

RESUMO

Neste trabalho foi formalizado e implementado um conjunto de técnicas de interação 3D que permite ao usuário comunicar-se diretamente com um ambiente 3D - modelado por computador - através de dispositivos convencionais como o mouse e a tela bidimensional. Estas técnicas permitem a identificação e posicionamento das entidades gráficas de objetos 3D no espaço do mundo real (WC) a partir do espaço bidimensional dos dispositivos convencionais (DC). As técnicas abordadas foram: identificação ordenada, movimentos circulares, particionamento do espaço imagem e plano de trabalho. Para auxiliar ao usuário nas suas interações com o espaço 3D foram usadas ferramentas visuais tais como grades e eixos 3D. Para permitir a reutilização das técnicas em interfaces gráficas tridimensionais, a estratégia de desenvolvimento das mesmas se deu na forma de componentes de interface. Essas componentes são integrantes da biblioteca IQLT para interações com o ambiente 3D. Uma destas técnicas - a técnica dos movimentos circulares - foi integrada à interface gráfica interativa ProSIm (Prototipação de Síntese de Imagens Fotorealísticas) apresentando o uso de uma estratégia para manipulação interativa da câmera. Acredita-se que a formalização das técnicas de interação nas suas diferentes coordenadas de visualização, abre a possibilidade que elas sejam exploradas em diferentes contextos da manipulação, tanto no espaço objeto (WC) quanto no espaço imagem (DC), nos trabalhos futuros

ASSUNTO(S)

interfaces graficas de usuario (sistema de computador) interação homem-maquina

Documentos Relacionados