Teatro na industria: consciência e alienação a experiência de Blumenau
AUTOR(ES)
Roberto Carlos Murphy
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi detectar em que medida o Teatro feito com trabalhadores da indústria têxtil de Blumenau/SC suscita indícios de conscientização de seus participantes e público atingido e o quanto confirma relações de alienação e domínio por parte do patronato ao utilizar o teatro como meio de propagação de preceitos e procedimentos. No primeiro capítulo, Teatros do Povo, o objetivo foi reunir o maior número de informações possível para que se pudesse embasar a pesquisa na perspectiva da contradição popular x não popular, buscando dar ao estudo o estofo de outras experiências teatrais com populares realizadas por teóricos significativos do teatro brasileiro, tais como o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes de Oduvaldo Viana Filho, o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e o Teatro Popular de Maria Helena Kühner, sempre sob a ótica da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. A descrição de tais experiências e a análise de outros aspectos do teatro com o povo durante a história servem de parâmetro para se tentar situar a experiência de Blumenau quanto a sua validade ou não enquanto teatro popular. No segundo capítulo, Dois cenários fundamentais, o trabalho consistiu em levantar o contexto sócio-econômico-cultural de Blumenau e de suas indústrias têxteis, assim como o contexto brasileiro a partir do advento da globalização e dos efeitos do neo-liberalismo nas relações do mundo do trabalho, como forma de tentar explicar as nuances que deram a tal experiência o estatuto de objeto a ser investigado. E no terceiro capítulo, O Teatro na Indústria, foram levantadas informações sobre o teatro feito junto à população de Blumenau desde a sua fundação, buscando relacioná-lo com a própria identidade da cidade, abrindo espaço para a descrição e reflexão da experiência com os trabalhadores da Artex, ocorrida durante o ano de 1995. Através da pesquisa foi possível traçar um percurso capaz de nortear novas experiências de teatro com trabalhadores, apontando deficiências e vantagens que precisarão ser observadas no momento do trabalho com comunidades similares. No segundo capítulo, Dois cenários fundamentais, o trabalho consistiu em levantar o contexto sócio-econômico-cultural de Blumenau e de suas indústrias têxteis, assim como o contexto brasileiro a partir do advento da globalização e dos efeitos do neo-liberalismo nas relações do mundo do trabalho, como forma de tentar explicar as nuances que deram a tal experiência o estatuto de objeto a ser investigado. E no terceiro capítulo, O Teatro na Indústria, foram levantadas informações sobre o teatro feito junto à população de Blumenau desde a sua fundação, buscando relacioná-lo com a própria identidade da cidade, abrindo espaço para a descrição e reflexão da experiência com os trabalhadores da Artex, ocorrida durante o ano de 1995. Através da pesquisa foi possível traçar um percurso capaz de nortear novas experiências de teatro com trabalhadores, apontando deficiências e vantagens que precisarão ser observadas no momento do trabalho com comunidades similares.
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