Tear identitário:a prática docente em arte como conhecimento compartilhado

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este tecido investigativo trata da formação dos processos identitários de professores e da prática docente em Arte da cidade de Teresina-PI. A busca ou novelo consistiu na somatória das necessidades apresentadas, negociadas entre os professores implicados no processo, e desenvolveu-se através do estabelecimento de ambiente interativo a Equipe Tear no qual a colaboração e a reflexão crítica foram ações motrizes, para promover a compreensão dos vínculos ou relações existentes entre os processos identitários e a prática docente em Arte. O tecido é formado pela trama polifônica da reflexão crítica de nove professores de Arte, de Teresina-PI, que se implicaram volitivamente nessa investigação de cunho formativo e de produção de conhecimento. Todos esses professores são licenciados pelo curso de Educação Artística, e detêm habilitação em Artes Plásticas e/ou Desenho. A textura, por nós denominada de Tear identitário: a prática docente em Arte como conhecimento compartilhado, é (des)(re)construção de conhecimento, derivado da reflexão crítica, em ambiente de colaboração, que pode ter implicações na assunção de atitudes ético-políticas na prática docente desse contingente. Nesse fluxo, apresentamos a questão: Como a prática docente em Arte influencia e/ou é influenciada pelos processos identitários dos professores, e como esses interferem na busca e manifestação dos saberes envolvidos e investimento na profissionalização? Diante desta indagação, valemo-nos da Investigação Colaborativa, tendo a sociohistória como referencial teórico e como perspectiva analítica dos processos interativos e dialógico-reflexivos. Assim, a teoria sociohistórica, a abordagem colaborativa e a prática docente foram os principais componentes da urdidura. A trama metodológica contou com os fios da reflexão dialógica, da mediação e da colaboração. A formulação conceitual, os videorregistros de aula e as narrativas de formação constituíram os principais fios do substrato analítico da investigação. A partir dessa articulação, esses fios surgem como desveladores dos processos que conduzem a uma maior aproximação do pensamento sobre o par dialético identidade/alteridade dos partícipes envolvidos. A linguagem, nessa trama, teve importância essencial, em todos os momentos da busca de significado, enlaçando e conectando os processos identitários/alteritários, a prática docente em Arte e os conhecimentos compartilhados. Em tais processos que envolvem (des)(re)construções, pudemos observar uma estreita correlação da tríade identidade social, práticas docentes e conhecimento compartilhado. Nesse sentido, as teorizações vigotskianas, guetmanovianas e kopninanas compuseram os principais suportes para a análise das formulações conceituais; e, no que tange à análise do discurso, Bakhtin e Orlandi foram nossos lentes. Para esses professores, a experiência partilhada, ao longo do processo dessa tipologia de investigação triaxial, centrou-se na vivência de muitos de seus pressupostos teóricos e práticos. Tal vivência possibilitou-lhes afirmar que essa, sob a égide da colaboração, pode fazer com que a reflexão sobre a prática seja desencadeadora e promotora, na esfera individual, da autogestão, além de constituir-se em espaço de (des)(re)construção de significados, de conhecimento e de reinvenção de si

ASSUNTO(S)

professor de arte prática docente colaboração dialogismo processos identitários educacao teacher of art pedagogical practice collaboration dialogism identification process

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