Taxa de inóculo na habilidade competitiva de rizóbios e eficiência na fixação do N2 em feijão-caupi ( Vigna unguiculata (L.) Walp,). / Inoculum rate in competitiveness and effective ability for nitrogen fixation of rhizobia on Cowpea (Vigna unguiculata (L.) Walp.).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/02/2011

RESUMO

O feijão - caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é cultivado, no Brasil, nas mais diferentes condições edafoclimáticas. Devido a sua boa adaptabilidade às condições tropicais e por ser uma cultura de alto valor sócio-econômico, tem um papel importante para a capitalização de pequenos agricultores na região Nordeste. Por ser uma leguminosa, o feijão-caupi pode adquirir N em quantidades adequadas para suprir suas necessidades através do processo de fixação biológica do nitrogênio (FBN) quando associado com bactérias específicas e efetivas. Entretanto a prática da inoculação não é muito utilizada devido ao baixo aporte tecnológico nas aéreas de cultivo e respostas inconsistentes com os inoculantes utilizados. O objetivo do presente estudo foi de avaliar o efeito da aplicação de diferentes taxas de inóculo, habilidade competitiva e eficiência para a FBN da estirpe de Bradyrhizobium sp. BR 3267 na cultura do feijão-caupi em casa de vegetação. No primeiro experimento, conduzido em vasos com solo foram usados sete tratamentos, compreendendo cinco concentrações de células da estirpe BR 3267 (células/mL de inoculante), um tratamento sem inoculação e com adição de fertilizante nitrogenado, e um controle sem inoculação e sem adição de fertilizante nitrogenado. O segundo experimento constituiu de 17 tratamentos, compostos por 15 estirpes nativas, a estirpe BR 3267 e um tratamento sem inoculação e sem adição de nitrogênio, em vasos de Leonard com substrato estéril. A aplicação da dose mínima recomendada incrementou número e biomassa seca dos nódulos, biomassa seca da parte aérea e o acúmulo de nitrogênio na parte aérea. Em substrato estéril a população rizobiana nativa não foi mais eficiente quando comparada à estirpe BR 3267. A estirpe BR 3267 foi mais competitiva e eficiência em relação à população rizobiana nativa. A cultivar BRS Pujante foi mais beneficiada pela FBN quando inoculada com a estirpe BR 3267, proporcionalmente à taxa de inóculo.

ASSUNTO(S)

competição nodular eficiência simbiótica vigna unguiculata população rizobiana nativa fbn feijão-caupi ciencia do solo symbiotic efficiency native rhizobia population cowpea bean inoculante

Documentos Relacionados