TAPEPORÃ CAMINHO BOM: ANÁLISE DA PRÁTICA MISSIONÁRIA DE SCILLA FRANCO ENTRE OS ÍNDIOS KAIOWÁ E TERENA NO MATO GROSSO DO SUL - 1972 a 1979 / Tapeporã Good Way: analysis of the missionary practice of Scilla Franco between Kaiowá and Terena Indians in Mato Grosso do Sul - 1972 to 1979.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/04/2011

RESUMO

A presente dissertação analisa a prática missionária do pastor metodista Scilla Franco desenvolvida entre os índios Kaiowá e Terena no MS, nos anos de 1972 e 1979. Apresenta os principais traços da cultura e religião desses povos; os efeitos negativos da colonização européia e de outros movimentos de exploração econômica das áreas onde viviam e o lugar que religião cristã ocupou neste processo através de missionários católicos e protestantes, destacando a atuação dos metodistas no Mato Grosso do Sul. Num segundo momento, descreve a trajetória pessoal e ministerial de Scilla Franco analisando a criação da Missão Tapeporã, a formação do GTME e a natureza do trabalho que desenvolveu, a partir de uma pastoral de convivência. Por fim, a partir da análise do desenvolvimento do trabalho de Scilla Franco, apresenta temas importantes para uma práxis missionária na atualidade e que podem ser vistos na sua ação, como a contextualização e a convivência numa perspectiva ecumênica.

ASSUNTO(S)

cultura indígena missão pastoral da convivência contextualização ecumenismo metodismo ciencias humanas indian culture mission pastoral living contextualization ecumenism methodism

Documentos Relacionados