“Tá difícil competir”: adaptação da trilogia de Michael Dobbs, House of Cards, pela BBC e pela Netflix
AUTOR(ES)
Reichmann, Brunilda Tempel
FONTE
Ilha Desterro
DATA DE PUBLICAÇÃO
20/05/2019
RESUMO
Resumo: Este artigo faz uma leitura da trilogia política House of Cards, To Play the King e The Final Cut, do escritor inglês Michael Dobbs, e das adaptações dos romances para as séries da BBC e da Netflix. Tentamos demonstrar como romancistas, roteiristas e diretores de séries celebram a inigualável arte de Shakespeare ao retrabalhar temas, atualizar contextos e reconstruir traços de personalidade de seus personagens inesquecíveis. Em suma, este texto visa fazer uma leitura das séries e resgatar algumas características genéticas das peças de Shakespeare presentes na produção artística/midiática contemporânea.Abstract: This paper presents a reading of the political trilogy House of Cards, To Play the King e The Final Cut, by Michael Dobbs, an English writer; and their adaptation by the BBC and Netflix series. I try to demonstrate how novelists, script writers and directors of series celebrate the unparalleled art of Shakespeare by reworking themes, updating contexts and rebuilding personality traits of his unforgettable characters. In short, this text aims to analyze the series and to recover some of the genetic characteristics of Shakespeare’s plays in contemporary artistic/mediatic production.
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