SUSTENTABILIDADE E AGRICULTURA FAMILIAR EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. / SUSTAINABILITY AND FAMILY FARM IN VITORIA DA CONQUISTA - BA.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/09/2012

RESUMO

Esta tese analisa a sustentabilidade da agricultura familiar no município Vitória da Conquista. O estudo foi realizado com base na análise integrada que compreende as características fisicoambientais, econômicas, sociais e culturais como suportes fundamentais para discutir a sustentabilidade. Buscou-se, ainda, compreender o papel das políticas publicas para a agricultura familiar, especialmente os programas e projetos que se definem como sustentáveis. A base teórico-conceitual que alicerça a pesquisa concebe a sustentabilidade no contexto da agricultura familiar por meio das dimensões sugeridas por Sachs. Os procedimentos metodológicos consistiram na análise do referencial teórico sobre os conceitos tratados na tese- mapeamento do uso do solo; visita a campo para checagem dos elementos mapeados e de pequenas propriedades, aplicação de questionários com pequenos agricultores familiares; realização de entrevistas com sujeitos sociais envolvidos com esta categoria de trabalhadores. A pesquisa monstrou que as condições ambientais influenciam nos tipos de agroecossistemas dos agricultores familiares e consequentemente na organização espacial da área de estudo. Evidenciou-se que o papel do Estado é fundamental no processo de transição para a sustentabilidade e para manter a agricultura na modalidade familiar, corroborando esta atividade por meio de politicas públicas. Os resultados alcançados permitiram a formulação de algumas estratégias para os sistemas agrícolas estudados a fim de possibilitar maior integração entre agricultura familiar e sustentabilidade. Por meio da análise dos indicadores, foi possível avaliar as sustentabilidades ecológica, econômica, social, cultural e espacial na agricultura familiar em Vitória da Conquista. O estudo apontou para a necessidade de práticas produtivas que possibilitem a melhoria da renda dos agricultores, a produção de alimentos saudáveis e conservem os recursos naturais. Constatou-se, que a sustentabilidade nas dimensões ecológica e econômica é baixa, a social e espacial é média e a sustentabilidade cultural é alta. Os desequilíbrios entre tais dimensões provocam o acirramento das desigualdades, o que aponta para a necessidade de políticas públicas eficientes, capazes de solucionar os problemas apresentados. A pesquisa revelou, também, que alguns programas governamentais, a exemplo do PRONAF, dão pouca ênfase às questões ambientais.

ASSUNTO(S)

agricultura familiar sustentabilidades políticas públicas agroecossistema geografia family agriculture sustainability public policies agroecosystem

Documentos Relacionados