Surtos de Enteropatia Proliferativa determinados por Lawsonia intracellularis em suínos e coelhos no Estado do Rio de Janeiro. / Outbreaks of Proliferative Enteropathy due to Lawsonia intracellularis infection in pigs and rabbits in Rio de Janeiro State.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Descrevem-se surtos de infecção por Lawsonia intracellularis em suínos e coelhos, ocorridos no Estado do Rio de Janeiro. A sintomatologia caracterizou-se por diarréia sanguinolenta e aquosa, com evolução superaguda e aguda, respectivamente. À necropsia verificaram-se íleo de aspecto reticulado, com mucosa moderadamente espessada, contendo grande quantidade de sangue parcialmente coagulado, no caso dos suínos, e íleo com parede muito espessada e conteúdo aquoso nos coelhos. O exame histológico revelou marcada proliferação hiperplásica das células epiteliais das criptas de Lieberkühn, por vezes, associada a alterações inflamatórias e necróticas. Impregnação pela prata e técnica imunoistoquímica demonstraram presença da bactéria, em grande quantidade, dentro do citoplasma das células epiteliais das criptas de suínos e coelhos. Em suínos, L. intracellularis também foi visualizada pela ultramicroscopia. Essa é a primeira descrição da enfermidade no Estado do Rio de Janeiro. Palavras-chave: Descrevem-se surtos de infecção por Lawsonia intracellularis em suínos e coelhos, ocorridos no Estado do Rio de Janeiro. A sintomatologia caracterizou-se por diarréia sanguinolenta e aquosa, com evolução superaguda e aguda, respectivamente. À necropsia verificaram-se íleo de aspecto reticulado, com mucosa moderadamente espessada, contendo grande quantidade de sangue parcialmente coagulado, no caso dos suínos, e íleo com parede muito espessada e conteúdo aquoso nos coelhos. O exame histológico revelou marcada proliferação hiperplásica das células epiteliais das criptas de Lieberkühn, por vezes, associada a alterações inflamatórias e necróticas. Impregnação pela prata e técnica imunoistoquímica demonstraram presença da bactéria, em grande quantidade, dentro do citoplasma das células epiteliais das criptas de suínos e coelhos. Em suínos, L. intracellularis também foi visualizada pela ultramicroscopia. Essa é a primeira descrição da enfermidade no Estado do Rio de Janeiro.

ASSUNTO(S)

suínos. rabbits. medicina veterinaria pigs enteropatia proliferativa intestinal adenomatosis lawsonia intracellularis coelhos

Documentos Relacionados