Study of the low level laser effect on angiogenesis in partial rupture of achilles tendon (tendo calcaneus) in rats. / Estudo dos efeitos do laser de baixa intensidade na angiogênese em ruptura parcial do tendão calcâneo de ratos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

A proposta desse estudo foi analisar os efeitos do laser AsGaAl, de 660 nm, com 10 mW e 40 mW de potência de saída, aplicado durante 10 segundos, no processo de angiogênese e qualidade de reparo após lesão parcial do tendão calcâneo de ratos. Foram utilizados 104 ratos machos, sendo que 96 foram submetidos à lesão com a queda de um peso de 186 gramas na altura de 20 cm sobre o tendão direito. Estes foram divididos aleatoriamente em 3 grupos, tratados em 3 (n = 32), 5 (n = 32) e 7 (n = 32) dias, respectivamente. Cada um desses grupos foi ainda dividido em 4 subgrupos, submetidos ao laser com potência de saída de 10 mW (n = 8) e 40 mW (n = 8), grupo placebo (n = 8) e grupo sem tratamento (n = 8). As análises foram feitas através da contagem dos vasos que foram previamente corados com tinta nanquim e por meio de uma análise semiqualitativa da presença de células polimorfonucleares, mononucleares, organização de colágeno e neovascularização. Um quarto grupo com 8 animais foi estabelecido como controle padrão, sem lesão que foi utilizado como referência para a análise qualitativa. A comparação dos grupos evidenciou que os animais irradiados mostraram maior número de vasos do que os grupos controle (p<0,05) e o subgrupo de 40 mW apresentou melhor vascularização que os demais após 3 dias de irradiação (p<0,01). A análise semiqualitativa evidenciou diferença estatística (p<0,05) quando foi considerada a organização de colágeno e a neovascularização na comparação entre os grupos 10 mW e 40 mW com os controle. Qualitativamente os grupos tratados com laser apresentaram melhor aspecto do reparo. Os resultados nos permitem concluir que a terapia laser de baixa intensidade, com comprimento de onda de 660 nm promoveu aumento na neovascularização e melhora na qualidade de reparo e a potência de saída de 40 mW iniciou a neovascularização precocemente, mostrando diferença significativa após 3 dias de aplicação.

ASSUNTO(S)

fisioterapia e terapia ocupacional low level laser reparo tecidual irradiance laser de baixa potência neovascularization tendão de aquiles tendon repair medicina experimental - rato achilles tendon

Documentos Relacionados