Study of the involvement of acute inflammatory reaction loci in the determination of sensitivity or resistance to endotoxic shock induzed by LPS. / Estudo do envolvimento dos loci reguladores da reação inflamatória aguda na determinação da sensibilidade ou resistência ao choque endotóxico induzido por lipopolissacarídeo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Linhagens de camundongos selecionadas para a máxima (AIRmax) ou mínima (AIRmin) resposta inflamatória aguda diferem tanto na susceptibilidade a infecção por Salmonella entérica sorotipo Typhimurium (S. Typhimurium) e ao LPS. Diferentes frequências dos alelos do gene Nramp1, envolvido na resistência inata a infecção por S. Typhimurium, foram encontradas nas linhagens AIRmax e AIRmin. Para o estudo da interação do gene Nramp1 com os loci da inflamação, sublinhagens homozigotas para os alelos R e S deste gene foram produzidas, AIRmaxRR, AIRmaxSS, AIRminRR e AIRminSS. Os animais AIRmaxRR foram sensíveis ao LPS, enquanto que os AIRminSS foram os mais resistentes a endotoxina. Quando desafiados com LPS, os animais AIRmaxRR apresentaram maior nível sérico de citocinas inflamatórias e maior expressão gênica de Tnf, Il6 e Il1b em células de fígado e medula óssea. Os AIRminRR expressaram e produziram maiores níveis de Il10. Através da análise da expressão gênica global em células de medula óssea, os AIRminSS mostraram um número maior de genes envolvidos na resposta ao LPS.

ASSUNTO(S)

nramp1 gene choque endotóxico inflamação lipopolysaccharide camundongos selecionados geneticamente inflamation genetically selected mice lipopolissacarídeos immunology gene nramp1 imunologia endotoxic shock

Documentos Relacionados