Study of the activity of the leaves of Hipotensora Syzygium jambolanum D.C. (jambolan) / Estudo da Atividade Hipotensora das Folhas de Syzygium jambolanum D.C. (jambolão)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito das folhas de Syzygium jambolanum D.C. (jambolão) na pressão arterial (PA) e na reatividade da musculatura lisa vascular e não-vascular de ratos normotensos. O extrato hidroalcóolico (EH; etanol 70%) foi obtido por maceração a partir das folhas secas de Syzygium jambolanum D.C. para avaliação da pressão arterial de ratos conscientes e em preparações isoladas de ducto deferente ou aorta torácica de ratos. O EH foi submetido a fracionamento com solvente usando clorofórmio/água (2:1 v/v) para obtenção das frações clorofórmica (FC) e aquosa (FA) e avaliação da reatividade vascular de anéis de artéria mesentérica. A administração oral de EH (0,1 g/kg/dia ou 0,2 g/kg/dia) induziu uma significante redução da PA em ratos conscientes normotensos. Em preparações de ducto deferentes isolados de ratos, o EH 0,05; 0,1 e 0,25 mg/ml reduziu o efeito máximo (Emax) induzido pela noradrenalina (NE) em 22,2; 45,4 e 81,5%, respectivamente. Em ductos deferentes previamente contraídos com a CE75% de noradrenalina (3x10-4 M) o EH (0,2 a 14 mg/ml) induziu relaxamento, dependente de concentração, que atingiu 69%, com a maior concentração utilizada. Em artérias aorta torácica isoladas de ratos, o EH 0,025; 0,05 e 0,1 mg/ml deslocaram, para a direita, as curvas concentração-resposta cumulativas de cálcio (Ca++) em 7,7; 2,8 e 5,2 vezes, respectivamente. Este efeito do EH foi acompanhado pela redução do Emax em 30,5; 56,4 e 78,4%, respectivamente. A FA (0,1; 0,25 and 0,5 mg/ml) reduziu o efeito máximo (Emax) da NE in 6,5; 15,7 e 51,9% deslocaram a curva para a direita em 2,0; 2,8 e 3,5 vezes, respectivamente. A FC 0,5 mg/ml reduziu o Emax da NE em 25,8%. A FC (0,1 e 0,25 mg/ml) reduziu o Emax da curva concentração-resposta cumulativa de cálcio (Ca++) em 21,1 e 47,1% e deslocou para a direita em 3 e 4 vezes, respectivamente. Em adição, a FC (0,01 a 1,0 mg/ml) induziu relaxamento, dependente de concentração, em artéria mesentérica pré-contraída com cálcio (≅EC75), na máxima concentração (1mg/ml), na ausência ou presença do bloqueador dos canais de potássio (Tetraetilamônio -TEA), de 97,4 e 99,6%, respectivamente. Em conjunto, estes resultados sugerem que o efeito hipotensor do EH de Syzygium jambolanum D.C. pode estar relacionado à atividade vasorrelaxante apresentada pela FC em anéis de artéria mesentérica pré-contraídas com cálcio. Desta forma o presente trabalho contribui para a confirmação da atividade hipotensora das folhas de Syzygium jambolanum D.C. empregada pela população maranhense.

ASSUNTO(S)

relaxing blood vasorrelaxante syzygium jambolanum hypotensive jambolan syzygium jambolanum hipotensora jambolão farmacognosia

Documentos Relacionados