Structure of the head kidney, hematology and phagocytic activity of macrophages of fat snook Centropomus parallelus, from the natural environment and raised in captivity. / Estrutura do rim cefálico, hematologia e atividade fagocítica de macrófago do robalo Centropomus parallelus de cativeiro e de vida livre.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O objetivo deste trabalho é estabelecer os valores hematológicos e avaliar a capacidade fagocítica de macrófagos peritoneais do robalo relacionado ao sexo, estádio de maturação gonadal e ciclo sazonal. Foi coletado sangue de 135 animais e utilizado para as determinações de: número de eritrócitos, hematócrito, taxa de hemoglobina, cálculos dos índices hematimétricos (volume corpuscular médio e concentração de hemoglobina corpuscular média), contagens total e diferencial de leucócitos e de trombócitos. A capacidade fagocítica e o índice fagocítico foram determinados após inoculação de S. cerevisiae na cavidade peritoneal. Os resultados hematológicos separados por sexo mostraram valores do número de eritrócitos, trombócitos e leucócitos totais em machos estatisticamente superiores àqueles em fêmeas. Já os valores de VCM em fêmeas foram superiores àqueles em machos. Quanto aos valores do número de eritrócitos, do hematócrito e da taxa de hemoglobina analisados separadamente por sexo e estádio de maturação gonadal mostraram-se significantemente elevados em machos no estádio maduro e diminuídos no estádio repouso. A análise dos resultados hematológicos e da atividade fagocítica relacionada ao sexo e ao ciclo sazonal mostrou diferenças estatisticamente significantes em ambos os sexos com hematócrito e taxa de hemoglobina baixos no inverno e altos nas demais estações, volume corpuscular médio altos no verão e baixos no inverno e outono; leucócitos totais e trombócitos baixos na primavera e elevados no outono; linfócitos baixos no inverno e verão e elevados na primavera; capacidade fagocítica e índice fagocítico elevados no verão e baixos no inverno e outono. Os resultados mostraram que os valores hematológicos em machos foram estatisticamente superiores àqueles em fêmeas, os valores eritrocitários em machos aumentam com o avanço da maturação gonadal e que o inverno corresponde à estação do ano menos favorável à resposta hematológica e fagocítica para a sobrevivência do robalo criado em cativeiro. Os parâmetros estudados poderão ser utilizados, para a manutenção e controle desta espécie na criação em cativeiro.

ASSUNTO(S)

hematology centropomus parallelus morfologia sex phagocytosis season 1. rim cefálico 2. morfologia 3. citoquímica 4. ultra-estrutura 5. hematatologia 6. fagocitose 7. centropomus parallelus.

Documentos Relacionados