Stress, sintomas de ansiedade e depressÃo na migrÃnea e cefaleia tensional. / Impact of stress, symptoms of anxiety, and depression on Migraine and Tension-type Headache.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/12/2011

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar stress, ansiedade e depressÃo em mulheres com MigrÃnea e mulheres com Cefaleia do Tipo Tensional. As participantes foram 31 mulheres, sendo que 16 apresentavam MigrÃnea e 15 apresentavam Cefaleia tipo tensional, na faixa etÃria de 18 a 72 anos. As participantes foram encaminhadas apÃs o diagnÃstico dos mÃdicos e atendidas numa clÃnica de Neurologia e Neurocirurgia no interior do Estado de SÃo Paulo. Para a coleta dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, InventÃrio de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), Escala de Ansiedade de Beck (BAI), Escala de DepressÃo de Beck (BDI). A anÃlise dos dados foi quantitativa e qualitativa. As respostas dadas ao ISSL, BAI e BDI foram avaliadas de acordo com as tabelas e normas de seus manuais, e as respostas abertas foram submetidas à anÃlise de conteÃdo de Bardin. Os resultados revelaram que 100% das mulheres com MigrÃnea apresentavam stress, sendo que 50% estavam em fase de resistÃncia e 43,75% se encontravam em fase de quase-exaustÃo. Enquanto que 66,67% das mulheres com Cefaleia tipo tensional apresentavam stress, sendo que 53,33% estavam em fase de resistÃncia e 6,67% em fase de quase-exaustÃo. No que se refere à ansiedade 31,25% das mulheres com MigrÃnea estavam num nÃvel moderado, enquanto que 60% das mulheres com Cefaleia tipo tensional apresentavam um nÃvel mÃnimo. Com relaÃÃo à depressÃo, 37,50% das mulheres com MigrÃnea estavam em nÃveis moderados, e 53,33% das mulheres com Cefaleia tipo tensional apresentavam nÃveis mÃnimos de ansiedade. Verifica-se que as mulheres com MigrÃnea apresentam nÃveis mais graves de stress, ansiedade e depressÃo do que mulheres com Cefaleia tipo tensional. à relevante destacar que, embora a amostra da pesquisa seja reduzida, os resultados encontrados sÃo semelhantes aos de outros estudos, e confirma a necessidade de elaboraÃÃo de um tratamento psicolÃgico adequado para mulheres que sofrem com MigrÃnea e Cefaleia tipo tensional, visando à promoÃÃo da saÃde e melhora da qualidade de vida.

ASSUNTO(S)

ansiedade cefaleia tipo tensional depressÃo migrÃnea stress migraine tension-type headache stress anxiety depression psicologia

Documentos Relacionados