Strategies for obtaining mutant strains of Chromobacterium violaceum and their characterization. / Estratégias para obtenção de mutantes de Chromobacterium violaceum e sua caracterização.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Chromobacterium violaceum tem sido muito estudada a fim de explorar seu potencial biotecnológico, especialmente, a violaceína. Este trabalho teve por objetivo estabelecer estratégias para obtenção de mutantes. Linhagens mutantes foram obtidas por transposição com o mini-Tn5 e por recombinação homóloga (mutantes vioB e ubiB). O vioB em fase estacionária demonstrou ser mais resistente a UVC e aos sais metálicos FeCl2 e CdCl2. Com H2O2 não houve uma diferença significativa entre as taxas de sobrevivência exibidas pela linhagem vioB. Análise por microscopia demonstrou maior agregação das células do mutante vioB e uma maior formação de biofilme. O mutante ubiB apresentou crescimento deficiente na presença de 0.4 mg/mL de fenol.

ASSUNTO(S)

genética bacteriana biologia molecular violaceína bacterial genetics biotecnologia chromobacterium violaceum molecular biology mutação violacein mutation chromobacterium violaceum biotechnology

Documentos Relacionados