Spin systems in two dimensions and Gauge theories in four dimensions with Z(N) symmetry / Estudo de sistemas de spins a duas dimensões e de calibre a quatro dimensões com simetria Z(N)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1980

RESUMO

Usando uma transformação de dualidade generalizada, considerações de simetria e supondo que as superfície críticas sejam contínuas, obtivemos o dia grama de fase para sistemas de spins Z (N) bidimensionais e sistemas com invariança de calibre Z (N) a quatro dimensões. Caracterizamos as diversas fases dos sistemas de spins pelo valor esperado das potências dos operadores de ordem e desordem. No sistema com invariança de calibre, por outro lado, estas fases caracterizadas pelo comportamento do valor esperado das potências das alças de Wilson e de t Hooft. Obtivemos para ambos os sistemas fases moles em que no caso de spins 2D (calibre 4D) todas as potências dos parâmetros de ordem e desordem ( todas as potências das alças de Wilson e t Hooft) são nulas (exibem decaimento com o perímetro da alça). Enquanto no sistema com invariança de calibre todas as combinações de decaimento (área ou perímetro) das alças de Wilson e t Hooft são permitidas, as relações de comutação no sistema de spins proíbe a existência de fases em que tanto o parâmetro de ordem como o de desordem são não nulos (exceto quando estes operadores comutam). Apresentamos por completeza as relações de dualidade para sistemas de calibre Z (N) com campos de Higgs a três dimensões.

ASSUNTO(S)

teorias de gauge na rede lattice gauge theories self duality for model with gauge symmetries autodualidade em quatro dimensões self duality for spin systems spin systems with z(n) symetry autodualidade em duas dimensões modelos de spins simetria z(n)

Documentos Relacionados