Speculating on (the) urban (of) art: (un)siting street art in the age of neoliberal urbanisation

AUTOR(ES)
FONTE

Horiz. antropol.

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/12/2019

RESUMO

Resumo O artigo aborda, em três etapas, os processos atuais de cooptação da street art e sua transformação em complemento estético e acrítico ao processo de urbanização neoliberal, focando na sua relação, não resolvida, da arte com o seu próprio sítio. Primeiro, através de uma perambulação imersiva na complexidade dum sítio específico. Segundo, através do engajamento crítico com a forma e a política da street art contemporânea. Terceiro, através duma especulação estratégica sobre a relação entre as noções de arte, de urbano e de sítio. O impasse atual da street art, argumenta-se, depende paradoxalmente de sua incapacidade de se tornar plenamente urbana. Uma street art com especificidade urbana não é uma superfície decorativa nem uma interrupção encantadora dos processos dramáticos de urbanização: ela é um campo de forças que torna esses processos visíveis, experimentáveis e, portanto, questionáveis. As obras “olímpicas” de JR e Kobra no Rio de Janeiro e a performance iconoclasta de Blu em Berlim são usadas para ilustrar e complementar o argumento.Abstract This paper addresses the current co-optation of street art into an uncritical aesthetic supplement to the process of neoliberal urbanisation, by focusing on its unresolved relation with its own site. This is done in three steps. First, via a perambulating immersion into the complexity of a specific site. Second, via a critical engagement with the form and politics of contemporary street art. Third, via a strategic speculation on the relation between the notions of art, urban and site. Street art’s current impasse, I argue, paradoxically depends on its incapacity to become properly urban. A urban-specific street art, I contend, is not a decorative veneer nor an enchanting disruption to dramatic processes of urbanisation: it is a force-field in which these processes are made visible, experienceable, and thus called into question. The ‘Olympic’ works of JR and Kobra in Rio de Janeiro, and the iconoclastic performance by Blu in Berlin, are used to illustrate and complement the argument.

Documentos Relacionados