Spatial resolution estimation of CBERS CCD camera / Estimação da resolução espacial da câmera CCD dos satélites CBERS 1 e 2

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O primeiro satélite CBERS-1 (China-Brazil Earth Resources Satellite) foi lançado em 1999, sendo substituído em 2003, pelo CBERS-2. CBERS-1 e CBERS-2 têm as mesmas especificações e são equipados de três sensores: uma câmera imageadora de amplo campo de visada (WFI), uma câmera imageadora de alta resolução (CCD) e um imageador multiespectral infravermelho (IRMSS). Por causa das limitações dos componentes do sensor (difração, filtro eletrônico, erros de focalização) e do movimento de câmera induzido pelo deslocamento do satélite, as imagens adquiridas pelos sistemas de imageamento sofrem um borramento. Este efeito de borramento pode ser representado em termos de uma Função de Espalhamento Pontual (FEP) no domínio espacial ou em termos de uma Função de Transferência de Modulação (FTM) no domínio das freqüências. A FEP caracteriza a resposta do sistema de imageamento, e portanto a avaliação desta antes e depois do lançamento do satélite através do parâmetro EIFOV (Effective Instantaneous Field of View), permite uma estimação da resolução espacial e conseqüentemente uma avaliação objetiva do desempenho do sistema imageador. Esta tese tem como objetivo a estimação pós-lançamento da resolução espacial do imageador CCD do satélite CBERS em órbita. Neste sentido, três abordagens foram desenvolvidas. A primeira é baseada no uso de uma imagem de um alvo artificial: uma lona preta, colocada no deserto de Gobi (República Popular da China). A segunda abordagem utiliza dois alvos naturais: uma imagem da ponte Rio- Niterói, sobre a Bahia de Guanabara (Rio de Janeiro - Brasil), e uma imagem da ponte Causeway sobre o lago Pontchartrain (Louisiana - Estados Unidos). A última abordagem refere-se ao uso de duas imagens: uma imagem de alta resolução e uma outra de resolução menor, capturadas pelos satélites SPOT-4 e CBERS respectivamente. As abordagens foram desenvolvidas para estimar a resolução espacial nas direções vertical e horizontal. A metodologia desenvolvida nesta tese pode ser utilizada para estimar a resolução espacial de qualquer sensor a bordo de satélite, desde que haja alvos de forma bem definida.

ASSUNTO(S)

cbers (satélite) simulação spatial resolution ccd camera causeway s bridge - pontchartrain lake (louisiana - usa) deserto de gobi (república popular da china) simulation resolução espacial ponte causeway - lago pontchartrain (louisiana - estados unidos) cbers ponte rio-niteroi - bahia de guanabara (rio de janeiro) rio-niterói bridge - bahia de guanabara (rio de janeiro) câmera ccd programa espacial brasileiro satélite sino-brasileiro de recursos terrestres (cbers) targets brazilian space program alvos point spread function função de espalhamento pontual gobi s deserts (china)

Documentos Relacionados