Spatial and temporal variability of NDVI over Brazil and its connections with the climate. / Variabilidade espacial e temporal do NDVI sobre o Brasil e suas conexões com o clima.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Este trabalho avalia as conexões entre o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e as variabilidades climáticas anual e interanual sobre o Brasil. As análises foram feitas utilizando-se NDVI e Radiação de Ondas Longas (ROL), derivados do National Oceanic and Atmospheric Administration - Advanced Very High Resolution Radiometer (NOAA-AVHRR). O estudo foi baseado no comportamento estatístico destes dados para o período de janeiro de 1982 a dezembro de 1993. Foram utilizadas as técnicas de estatística multivariada de análise por componentes principais (ACP) e análise de agrupamento, bem como médias mensais e sazonais e anomalias. A ACP foi aplicada nos dados de ROL e de NDVI; já a análise de agrupamento foi feita apenas nos dados de NDVI. Os resultados obtidos mostram que as médias e anomalias de ROL, assim como a ACP, possibilitaram a caracterização climática espacial e temporal dos principais sistemas de tempo que atuam sobre o Brasil. Em relação à ACP, observou-se que a primeira componente representa o padrão médio da atividade convectiva; a segunda e quarta componentes estão associadas aos modos verão/inverno e primavera/outono do ciclo anual; a terceira componente mostra as variações moduladas pelos eventos de El Niño, e; a quinta componente está associada ao ciclo semi-anual. A análise de agrupamento realizada nos dados de NDVI, identificou sete grandes grupos de vegetação que ocorrem no Brasil e revelou a variabilidade anual e interanual e o tempo de resposta a precipitação destes grupos. A ACP aplicada ao NDVI demonstrou a potencialidade desta variável em caracterizar as grandes feições da vegetação que predominam no território brasileiro. Além disso, caracterizou-se a variabilidade anual e interanual destas tipologias de vegetação relacionadas com a variabilidade climática (componentes 1, 2 e 3). A ACP também revelou os principais fatores "não climáticos", tais como ocorrência de queimadas, mudança de horário da passagem dos satélites NOAA e trocas dos satélites NOAA 9 e 11 (componentes 4, 5, 6 e 10), que ocasionam distúrbios no NDVI. Os altos valores de correlações obtidos entre os autovetores, resultantes da ACP da ROL e do NDVI, que correspondem aos modos verão/inverno (r = 0,91) e primavera/outono (r = 0,70), indicam que a variabilidade anual da cobertura vegetal brasileira é modulada em grande parte pelo regime climático. Os resultados encontrados também sugerem que as técnicas estatísticas utilizadas neste trabalho, mostraram-se ser, interessantes ferramentas para caracterizar eventos de mudanças periódicas ou aperiódicas em dados de séries temporais obtidos através de sensoriamento remoto.

ASSUNTO(S)

clima cobertura vegetal análise por principais componentes índice de vegetação por diferença normalizada (ndvi) vegetação avhrr. key word: vegetation normalized difference vegetation index (ndvi) principal components avhrr climate vegetation cover

Documentos Relacionados