Sounds of youth in the metropolis: the different routes of the Hip Hop movement in the city of São Paulo.
AUTOR(ES)
Silva, José Carlos Gomes da
FONTE
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-06
RESUMO
Abordo nesse artigo diferentes momentos do movimento hip hop na cidade de São Paulo. Analiso as íntimas relações desse fenômeno com os processos de segregação urbana. Discuto inicialmente o surgimento do break no centro urbano, em meados dos anos 80. Constato que os temas e sonoridades presentes nas músicas desse período expressam aspectos da centralidade da vida pública na metrópole. Nas décadas seguintes ocorreu o deslocamento do hip hop em direção aos bairros periféricos. Analiso nesse contexto as relações entre o rap e uma nova modalidade de segregação urbana, marcada pelo recolhimento das elites em enclaves fortificados e a transformação dos bairros periféricos em “zonas de guerra”, controladas por micro-poderes locais e violência policial. Os rappers assumem nesse instante a posição de cronistas de uma realidade urbana violenta, segregada e silenciada. Mapeio ainda as novas produções culturais centradas nos saraus, instâncias que agregam músicos de rap, mas também poetas e escritores marginais. As fronteiras entre esses grupos são cada vez mais tênues, muitos artistas possuem, inclusive, a dupla filiação. O que os unifica é a reação, o protesto contra a violência e a segregação urbana.
ASSUNTO(S)
juventude música segregação urbana
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