Sor Juana and her library world

AUTOR(ES)
FONTE

Transinformação

DATA DE PUBLICAÇÃO

2000-06

RESUMO

Muitos documentos têm sido elaborados sobre SorJuana desde a primeira publicação do primeiro volume de Juan Camacho em 1689 na cidade de Madrid. E mais ainda por ocasião de seu aniversário em 1995. Não se sabe exatamente a data de seu nascimento, provavelmente entre 1651 e 1653, falecendo em 1695. revistas ABSIDE. REVISTA DE CULTURA MEXICANA publicou 25 artigos entre 1941-1973, e CONTEMPORÂNEOS oito, entre 1929 a 1931; o BOLET1N DE LA BIBLIOTECA NACIONAL publicou cinco artigos em 1951 e 1960, mas nenhum destes abordou sua biblioteca. Os seguintes autores têm discutido sua biblioteca: o escritor Ermil Abreu Gómez (1934); Alfonso Méndez Plancarte (1944); o historiador e crítico de arte, Francisco de la Maza (1952); o poeta Octavio Paz (1982); o ex-diretor da Mexican National Library, Ignacio Osorio (1986). Creio que os 4000 volumes de sua biblioteca desempenharam uma parte importante em seus escritos, muito mais que companheiros: objetos de seu mundo. Infelizmente, esta biblioteca, desintegrada por ela mesma ao final de sua vida, é um exemplo de acervos de bibliotecas do Novo Mundo, juntamente com a primeira biblioteca acadêmica desenvolvida na Cidade do México: "La Biblioteca dei Colégio de Santa Cruz de Tlaatelolco" (1536). Para saber sobre os títulos de alguns destes livros, cuja existência pode apenas ser conhecido através de suas pinturas de Sor Juana, uma pelo artista mexicano Juan de Miranda, ativo de 1697 a 1711, pertencente à Universidad Nacional Autónoma de México, e a outra pelo pintor mexicano Miguel Cabrera no Museo Nacional de Historia dei Castillo de Chapultepec na Cidade do México, nos dá um vislumbre não apenas de sua biblioteca, mas também de seu mundo. SorJuana com sua beleza, charme, inteligência e habilidade de lidar com as personalidades mais importantes de seu tempo foi considerada uma ponte entre o Novo e o Velho Mundo devido às suas contribuições literárias como mulher, e muito mais ainda como uma mulher Americana do século XVII. Ela é considerada por Alatorre (1995) como o ouro espiritual semelhante ao ouro extraído das minas do Novo Mundo. Metaforicamente, seus escritos são o resultado de seu intelecto e dos conteúdos extraídos de seus livros que representaram o mundo de conhecimento contidos em sua biblioteca.

ASSUNTO(S)

sor juana literatura mexicana do século xvii

Documentos Relacionados