Some theoretical answers to the contemporary capitalisms vicissitude: criticism or fetichism? / Algumas respostas teóricas para as vicissitudes do capitalismo contemporâneo: crítica ou fetichismo?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Nessa dissertação analiso, à luz de conceitos marxianos, as noções de trabalho imaterial - tal qual exposto por Antonio Negri e André Gorz, sobretudo - e de pós-grande indústria - desenvolvido por Ruy Fausto, Eleutério Prado e Leda Paulani -, as quais estão no cerne da interpretação desses autores acerca da atual fase do desenvolvimento do modo de produção capitalista. Com isso, pretendo, por um lado, apreender alguns problemas teóricos dessas tentativas de se entender a contemporaneidade com base nos conceitos de trabalho imaterial e de pós-grande indústria; e por outro, chamar a atenção para a força e a atualidade da obra de Marx e de conceitos como o de trabalho abstrato, de mais-valia relativa, de subsunção real do trabalho ao capital, de grande indústria, dentre outros.

ASSUNTO(S)

immaterial labour trabalho imaterial marx capitalismo post-great industry theory of value pós-grande indústria teoria do valor capitalism marx

Documentos Relacionados