Social representations of health and sickness process of rural workers through Q methodology in Arroio do So District, Santa Maria Municipality, RS. / Representações Sociais do processo saúde-doença de trabalhadores rurais via metodologia Q no Distrito de Arroio do Só, Município de Santa Maria, RS.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este estudo foi desenvolvido para entender o processo saúde-doença de um grupo de trabalhadores rurais do distrito de Arroio do Só, em Santa Maria (RS, Brasil). A base conceitual do estudo é a Teoria das Representações Sociais. A referida teoria atribui valor às crenças, ao significado construído socialmente, à cultura e ás normas que influenciam não só o pensamento, mas também o comportamento das pessoas. É importante considerar o contexto social, econômico, político e cultural da sociedade em que as pessoas vivem e trabalham e como esse contexto afeta as representações sociais dos indivíduos. A metodologia Q foi utilizada para suscitar (por técnicas qualitativas) e analisar (por técnicas quantitativas) as informações. A referida metodologia apresenta como objetivo revelar o mundo interior das pessoas, este considerado um sistema complexo composto de valores, crenças e pensamentos. Nesse sentido, Q é uma abordagem apropriada para estudar as representações sociais. A implementação da metodologia implica sete (7) passos que podem ser reduzidos a três (3) momentos importantes. No primeiro momento, dez (10) pessoas foram entrevistadas como informantes qualificados para desenvolver o conjunto de opiniões a ser classificado pela análise de conteúdo (Bardin, 1977). No segundo momento, trinta e quatro (34) trabalhadores rurais foram entrevistados e solicitados a classificar afirmativas de acordo com sua percepção acerca do processo saúde-doença. No terceiro momento, os dados foram analisados e interpretados por meio de um programa especial de software estatístico, denominado PCQ. Os resultados da análise de conteúdo mostram que as pessoas que moram ou trabalham na área rural, relacionam-se com o seu meio de uma maneira especial, que afeta integralmente suas vidas. Conseqüentemente, as representações sociais de saúde e doenças são influenciadas por tal interação. Três diferentes categorias surgiram: a) o processo saúde-doença resultante das condições e dos hábitos de vida; b) o processo saúde-doença resultante das características do trabalho; c) práticas de cuidado relacionadas à saúde e à doença. Uma matriz sobre essas três categorias foi elaborada para desenvolver as afirmativas. Os resultados da análise fatorial mostram três (3) fatores: a) saúde é a prevenção integral; b) sistema de saúde popular; c) relação trabalho-saúde. Estes fatores são relacionados às categorias provenientes da análise de conteúdo. Como há diferenças entre os contextos urbano e rural e as representações sociais são dinâmicas e heterogêneas, a política pública de saúde pública deveria considerá-las, quando os programas de desenvolvimento rural são planejados. Tal procedimento pode levar a desenvolver programas adequados às condições rurais, às suas necessidades e às suas demandas. É importante não copiar para o contexto rural o que é feito no contexto urbano.

ASSUNTO(S)

social representation saúde-doença representações sociais rural workers health-sickness extensao rural trabalhadores rurais

Documentos Relacionados