Social impacts of science and technology: an application of the theory of the social representations to the social management of the knowledge. / Impactos sociais da ciência e tecnologia: uma aplicação da teoria das representações sociais à gestão social do conhecimento.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O ponto de partida foi compreender a representação sobre os impactos sociais do conhecimento da ciência e tecnologia apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. O cenário do estudo é o resultado do projeto do Programa de Fixação de Doutores que resultou em novo processo para diagnóstico de lesões intra-ósseas benignas dos maxilares. O locus da pesquisa, constituído por um pequeno recorte, determinado pela escassez de resultados implementados, que levou a configuração de um estudo piloto, é o ambulatório de atendimento da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, Salvador e os sujeitos, são os residentes em odontologia. O trabalho se insere em uma vertente de estudos em ciência da informação que se fundamenta em uma concepção de informação como processo de construção do conhecimento que se apóia na cultura e nas práticas sociais, sendo a representação do saber popular do resultado da ciência e tecnologia entendida a partir do contexto que a originou e da funcionalidade nas interações sociais que ocorrem no cotidiano. Fundamenta-se na teoria das representações sociais desenvolvida por Moscovici para auxiliar na construção e análise do objeto. Nesta investigação o conhecimento é considerado como um produto social, tendo como contraponto o contexto social do qual ele emerge e no qual ele circula e se transforma, sendo focalizadas as representações de um sujeito sobre um objeto. Partindo da técnica de evocação livre de palavras, os dados coletados foram processados pelo software EVOC e o interesse básico foi o conhecimento do núcleo central da representação estudada. A pesquisa empírica aqui relatada demonstra como essa teoria pode ser utilizada, explicando cada etapa de sua aplicação e os procedimentos utilizados para obtenção e tratamento dos dados. O emprego da teoria das representações sociais possibilitou um novo modo de enxergar o aspecto sociocognitivo como processo de construção do conhecimento que vem confirmar a contribuição que o ramo da Psicologia Social pode oferecer a Ciência da Informação, enquanto um referencial de análise e intervenção. Fica a sugestão de continuidade desta pesquisa, buscando nas representações sociais de outros segmentos que compõem nossa sociedade o entendimento da realidade dos impactos sociais da ciência e tecnologia e o desafio de fazer da produção desse conhecimento propostas para serem utilizadas nas intervenções políticas e sociais.

ASSUNTO(S)

social impacts knowledge management social representation impactos sociais gestão do conhecimento science and technology indicators indicadores de ciência e tecnologia ciencia da informacao representação social

Documentos Relacionados