Sociabilidades, espaÃo pÃblico e cultura: usos contemporÃneos do patrimÃnio na Cidade de JoÃo Pessoa

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Esta tese analisa as interaÃÃes sociais constituintes e resultantes das prÃticas culturais e sociais que se desenvolvem nas Ãreas de revitalizaÃÃo urbana, bem como a dinÃmica da relaÃÃo entre as polÃticas de gentrification e as prÃticas de preservaÃÃo no Brasil, tendo como referencial empÃrico a revitalizaÃÃo do centro histÃrico da cidade de JoÃo Pessoa. A premissa central refere-se à possibilidade de que estes espaÃos componham lugares pÃblicos cujas interaÃÃes, apesar de baseadas no consumo e nos interesses de grupos especÃficos, tambÃm expressam sociabilidades e a construÃÃo de espaÃos a partir dos quais se podem conquistar direitos culturais e sociais. O argumento deste estudo desenvolve-se no sentido de mostrar a existÃncia de formas de interaÃÃo social e propostas concretas por parte dos sujeitos e dos grupos voltados para o envolvimento e o interesse coletivos. O trabalho concentra-se nas formas de uso e de participaÃÃo ligadas Ãs disputas por reconhecimento polÃtico e visibilidade pÃblica associadas à memÃria da cidade e ao seu patrimÃnio cultural. Os usos e as participaÃÃes (associaÃÃes/dissociaÃÃes, aproximaÃÃes e afastamentos) foram identificados e analisados a partir da pesquisa com questionÃrios e entrevistas, objetivando, com os primeiros instrumentos, caracterizar a populaÃÃo do Centro HistÃrico de JoÃo Pessoa, suas prÃticas e os significados atribuÃdos ao patrimÃnio cultural. Jà nas entrevistas foram aprofundadas estas e outras questÃes incorporadas na investigaÃÃo sÃcio-histÃrica realizada em arquivos pÃblicos e privados e nos principais jornais da capital paraibana entre 1996-2002. Procurou-se identificar os fundamentos sÃcio-histÃricos e a dinÃmica do processo de revitalizaÃÃo na cidade, bem como os principais atores sociais. Identificaram-se outros atores incorporados e interagindo nos espaÃos revitalizados na dÃcada de 1990, nÃo apenas os gestores das polÃticas estatais, mas tambÃm os moradores, os usuÃrios/consumidores, as associaÃÃes nÃo-governamentais, os grupos de artistas plÃsticos, os mÃsicos, os estudantes, os intelectuais, os comerciantes e as prostitutas. Resultaram, desta experiÃncia de gentrification do patrimÃnio cultural da cidade de JoÃo Pessoa, prÃticas e sociabilidades, espontÃneas ou formalizadas, que nÃo se restringiram nem resultaram apenas numa mesma lÃgica econÃmico-funcional. O estudo demonstra que esses fenÃmenos sociais sÃo importantes de serem analisados e compreendidos, justamente por obedecerem a lÃgicas nÃo-economicistas como a da reciprocidade e da participaÃÃo popular que favorecem a circulaÃÃo de bens simbÃlicos e materiais e o desdobramento de interaÃÃes sociais baseadas em laÃos de solidariedade, amizade e associaÃÃo, bem como reforÃam as raÃzes culturais locais

ASSUNTO(S)

sociabilidades cultura patrimÃnio espaÃo pÃblido sociologia joÃo pessoa

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