Smartphones e trabalho imaterial : uma etnografia virtual sobre sujeitos usuários de dispositivos móveis convergentes
AUTOR(ES)
Oliveira, Annelore Spieker de
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta pesquisa visa analisar o trabalho imaterial de sujeitos usuários de dispositivos móveis convergentes. Para a compreensão do tema, estabelece-se uma retrospectiva histórica dos meios de comunicação, a partir do telégrafo. Desta forma, estuda-se a evolução dos media e recapitulam-se, inclusive, transformações tecnológicas que o telefone sofreu até o advento do smartphone. Posteriormente, para complementar a discussão, transformações sócio-culturais e político-econômicas decorrentes da pós-modernidade e da cibercultura são apresentadas. Essas reflexões auxiliam a investigação sobre a produção imaterial de sujeitos usuários de smartphones. Assim, os conceitos sobre império, multidão e trabalho imaterial são utilizados como marco teórico deste trabalho. Como procedimento metodológico a etnografia virtual é utilizada para analisar os impactos que os smartphones incutem no trabalho imaterial de sete sujeitos. Para isso, durante a coleta de dados foram aplicados questionários semi-abertos, entrevistas nãoestruturadas por MSN e SKYPE e diários de bordo com anotações dos indivíduos sobre os usos cotidianos que fazem dessas tecnologias digitais. Considera-se que a etnografia virtual é válida para estudos em cibercultura, pois permite que sejam realizadas observações sobre os sujeitos de análise, assim como uma descrição densa dos fenômenos investigados. Ainda, verificou-se que o biopoder do Império, através do uso de dispositivos móveis convergentes como os smartphones, interfere no trabalho imaterial dos indivíduos desta pesquisa.
ASSUNTO(S)
immaterial work cibercultura smartphone telefonia celular etnografia visual virtual ethnography pós-modernidade convergence postmodernity ciberculture telecommunication
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/12142Documentos Relacionados
- Smartphones e Recursos Locativos no Brasil: Reações de Usuários
- #Tretanacaverna: uma etnografia virtual sobre consumo alimentar e adaptações à dieta paleo no Brasil
- Conteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveis
- Uma arquitetura de conectividade de dispositivos móveis na plataforma JAMP.
- IDS MODEL FOR USERS OF MOBILE DEVICES