Skepticism and subjectivity in Descartes / Ceticismo e subjetividade em Descartes

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A dÃvida metÃdica possibilita a descoberta da primeira certeza da filosofia cartesiana, o cogito. O cogito à descoberto e nÃo inventado. Por essa caracterÃstica intrÃnseca ao mÃtodo cartesiano, para bem compreendermos o cogito temos que passar pelo crivo da mais radical dÃvida hiperbÃlica. A dÃvida cartesiana coloca em marcha um processo contÃnuo que destrÃi toda e qualquer opiniÃo que contenha o mÃnimo indÃcio de dÃvida. Em um primeiro momento, nesse processo de destruiÃÃo dos prejuÃzos, a dÃvida metÃdica propÃe o abandono do mundo externo ao sujeito meditador, pois os sentidos enganam e tudo o que, de alguma maneira, dependa deles para existir à considerado duvidoso, e, portanto, incerto. O rigor dessa anÃlise crÃtica proposta por Descartes vai, porÃm, adiante, desenvolvendo outra separaÃÃo entre o sujeito da dÃvida e tudo o que lhe à externo. Esse segundo momento à o mais dramÃtico e radical ao pensamento cartesiano, pois à por meio dele que haverà as condiÃÃes de possibilidade de o cogito ser descoberto e intuÃdo, como a primeira certeza na ordem das MeditaÃÃes. Apesar desse contexto dramÃtico em que o cogito aparece, o problema do mundo exterior nÃo contribui somente para a descoberta do cogito, mas o problema do mundo externo reaparecerà e serà solucionado pelo prÃprio cogito, ao ser destruÃda a possibilidade da dÃvida global e da falÃncia da razÃo. à sobre esse primeiro movimento de surgimento do problema do mundo exterior, seu desenvolvimento e sua superaÃÃo com a descoberta do cogito que emerge o que chamamos de sujeito ou subjetividade em Descartes. Sendo assim, investigaremos esse processo de descoberta do cogito, via dÃvida metÃdica, em que o ceticismo à reinventado por Descartes como o primeiro momento da busca pela verdade, de modo tal que o problema do mundo exterior emerge como a condiÃÃo da destruiÃÃo dos prejuÃzos para a descoberta de ao menos uma verdade indubitÃvel. ApÃs a dÃvida cartesiana, como o sentido e o complemento da mesma, temos o nascimento da noÃÃo cartesiana de sujeito ou subjetividade. Diante desta noÃÃo iremos investigar em que consiste o primeiro momento da descoberta do sujeito ou da subjetividade cartesiana centrada no cogito, que denominaremos de sujeito metafÃsico.

ASSUNTO(S)

subjetividade ceticismo filosofia moderna filosofia ego cogito dÃvida sujeito subject doubt filosofia cartesiana descartes, renÃ, 1596-1650 cogito ego descartes

Documentos Relacionados