Sistemática para auxiliar as pequenas empresas industriais da cidade de São Carlos na identificação e análise dos impactos ambientais gerados durante o processo produtivo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O objetivo deste trabalho é propor uma sistemática para auxiliar as pequenas empresas industriais da cidade de São Carlos na identificação e análise dos impactos ambientais gerados durante o processo produtivo. Durante este trabalho, foram realizados seis estudos de caso em pequenas empresas dos setores metal-mecânico, têxtil, alimentício, de plásticos, de kits para diagnóstico e em uma marmoraria. De acordo com este estudo foi possível concluir que: a) A sistemática para a identificação e análise dos impactos ambientais consiste em um conjunto de ações que a pequena empresa pode adotar para começar a entender os danos ambientais que seus processos ou o descarte incorretos de seus resíduos e efluentes ocasionará. b) Em relação aos estudos de caso, não foi percebida a preocupação ambiental das empresas estudadas. As ações que estas empresas realizaram para minimizar os impactos ambientais de seus processos tiveram como fatores motivadores: a preocupação em atender as exigências do órgão fiscalizador e o retorno financeiro. c) As empresas estudadas não acreditam que o sistema ambiental seja importante para a sobrevivência da organização e a principal dificuldade para estas se adequarem ambientalmente é a financeira. Além disso, a implementação do sistema não faz parte da estratégia da empresa.

ASSUNTO(S)

engenharia de producao pequenas e médias empresas gestão ambiental environmental management administração da produção environmental impact fmea small enterprises impacto ambiental fmea

Documentos Relacionados