Sistema de informação na geração de conhecimento: um estudo de caso na pósgraduação lato sensu em ambiente universitário de Salvador. / Information system in the generation of knowledge: a study of case to graduate lato sensu in one university environment of Salvador.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta dissertação objetivou apresentar o resultado de pesquisa realizada em instituição de ensino superior de Salvador, Universidade Salvador UNIFACS, através da análise do sistema de informação para gerenciamento de bibliotecas, adotado no Programa de Pós-Graduação lato sensu, com foco na cultura, no comportamento de busca e uso da informação, além de verificar o impacto do sistema na produção de conhecimento do corpo discente. Essa análise se debruçou sobre referencial teórico, abarcando princípios, conceitos, mecanismos e práticas defendidas pelas teorias dos sistemas de informação, gestão e geração de conhecimento, bem como, sobre aplicação de interface do Pergamum, sistema de informação utilizado pela Universidade, e Biblioteca Virtual, através da realização de estudo de caso. Numa primeira etapa desta pesquisa, buscou-se levantar a rotina de busca e apreensão de informações pelo corpo discente, observando o nível de interação com o sistema de informação disponibilizado. Verificou-se, ainda, a existência de pontos convergentes e divergentes entre as teorias e práticas informacionais sob o viés dos organismos reguladores e regulamentadores do sistema de ensino universitário no programa de pós-graduação lato sensu no Brasil. Em seguida, procurou-se estabelecer uma associação de cada aspecto limitador de sucesso ao uso do sistema de informação disponível e seu modelo de gestão de conhecimento, que, se integrados e devidamente incorporados à prática informacional do corpo discente, provocaria a eliminação ou minimização dos impactos causados pelos ruídos de comunicação e troca de informações, promovendo maior nível de produção acadêmica qualificada. Por último, procurou-se mostrar que o sistema de informação, disponível, aliado ao conhecimento intuitivo e científico, devem levar em consideração aspectos que visem garantir um nível de produtividade acadêmica que traduza um perfil investigativo nos alunos da instituição, para o que seria necessário um aculturamento de uso amplo de informações e seus aparatos. Tal constatação induz à conclusão de que um fluxo de informações mais eficaz oferece, entre outras vantagens, a possibilidade de aproveitamento e reaproveitamento das informações decisivas ao delineamento e estabelecimento de uma estrutura organizacional acadêmica, promotora de soluções, tecnologia e conhecimento, através de maior articulação e desempenho no campo da pesquisa, onde se inclui a participação e integração do corpo docente no propósito de estimular ampla produção de conhecimento pelo corpo discente.

ASSUNTO(S)

university universidade sistema de informação ciencia da informacao informação knowledge management information gestão de conhecimento information system

Documentos Relacionados