SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE HIDROXIAPATITA ENRIQUECIDA COM PRATA E ZINCO PARA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA TECIDUAL ÓSSEA. / SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF HYDROXYAPATITE ENRICHED WITH SILVER AND ZINC APPLICATION FOR BONE TISSUE ENGINEERING.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/02/2012

RESUMO

O principal objetivo desse trabalho foi estudar a incorporação individual e simultânea dos íons Zn2+ e Ag+ e seus efeitos sobre as características físico-químicas da hidroxiapatita (HA) visando sua aplicação na engenharia tecidual óssea. Análises químicas confirmaram a presença de 0,10% de Zn2+ e 0,13% de Ag+ (em relação à quantidade de Ca2+ presente). A síntese da HA enriquecida com os metais não causou modificações significativas do índice de cristalinidade em relação a HA pura e nem induziu a transformação de fases das amostras, após calcinação. O Zn2+ não afetou de forma significativa os parâmetros de rede em relação àqueles calculados para a HA pura. Já a entrada do Ag+ produziu uma grande contração da célula unitária. Com relação ao alongamento do cristal, foi possível observar que após a calcinação houve uma tendência dos cristais em adquirir formas mais esféricas. A imersão das amostras em solução simuladora do plasma sanguíneo (SBF) proporcionou a entrada de carbonato na HA, provocando ainda uma redução significativa do tamanho dos cristalitos, acompanhada de uma diminuição no alongamento e no índice de cristalinidade em relação aquelas que não entraram em contato com a solução.

ASSUNTO(S)

biomateriais hidroxiapatita íons metálicos engenharia de materiais e metalurgica biomaterials hydroxyapatite metallic ions

Documentos Relacionados