Simulação e emulação de tráfego multimídia em redes IP / Simulation and emulation of multimedia traffic over IP network

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/09/2011

RESUMO

Esta dissertação apresenta dois estudos, o primeiro trata de uma substituição do socket pela pilha TCP/IP uIP de um gerador de trafego multimídia sobre IP com o objetivo de manipularmos os campos dos cabeçalhos IP (Ipv4 Type of Service, e Ipv6 Traffic Class), que serão utilizados para a identificação dos serviços multimídia. O gerador gera diferentes tráfegos multimídia simultâneos seguindo funções de distribuições conhecidas utilizando o conceito de thread. O segundo estudo trata de modelos de simulações utilizando o simulador de eventos discretos ARENA. Propomos três diferentes modelos de simulação que simulam ambientes multimídia, onde serviços stream e elástico são requisitados simultaneamente pelos usuários. No modelo 1 foram realizados simulações propondo um estudo de demanda de requisições dos usuários. Onde, três cenários foram estudados. O primeiro, quando ocorre um aumento repentino de usuários, com isso aumentando o intervalo de requisições dos serviços. O segundo cenário, quando a duração dos serviços aumentam ocorrendo bloqueios de novos serviços por falta de recursos. E o terceiro cenário e com relação ao Controle de Admissão de Chamada (CAC) do sistema. Os modelos 2 e 3 são ambientes VPN, onde e estudado o Sojourn, tempo que o pacote leva para chegar ao host de destino. A principal diferença entre os dois modelos e que o modelo 2 não apresenta a implementação de atributos como jitter e latência. O jitter e latência influenciam no tempo que leva para o quadro ser entregue ao seu destino, podendo causar diversos problemas nos serviços stream, como degradação da qualidade do serviço ou bloqueio do serviço. O estudo de modelos de simulações e de grande importância para a validação dos resultados obtidos na emulação do gerador de tráfegos multimídia, tendo em conta que na simulação os pacotes não são transmitidos através de um meio físico, e no emulador são transmitidos de um host a outro utilizando Ethernet

ASSUNTO(S)

comunicações multimídia modelagem de trafego redes de computação - protocolos multimedia communication traffic models communication protocols

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