SÍMBOLOS UNIVERSAIS NA PUBLICIDADE: MITOS QUE VENDEM / SÍMBOLOS UNIVERSAIS NA PUBLICIDADE: MITOS QUE VENDEM

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O símbolo faz parte da cultura do homem desde quando ele passou a dar um sentido para a morte. A partir daí iniciou-se o processo de criação de símbolos e juntamente com isso a descoberta de que o homem, segundo Baitello Junior, gosta de narrativizar. Uma das formas modernas de utilização dos símbolos é através da publicidade. O símbolo, como diria Gilbert Durand, é uma forma econômica de se expressar toda uma justificativa, e por isso mesmo faz parte da segunda realidade segundo Ivan Bystrina. As bases teóricas dessa pesquisa encontram-se dentro da Semiótica da Cultura e Cultura de Massa. A primeira nos fornece subsídios para justificar a importância dos símbolos na cultura do homem. Já a segunda nos mostra como a indústria cultural usa os símbolos como denominadores comuns e assim instigam o consumo em massa. Sabendo então da grande variedade de símbolos existentes, optou-se por fazer um recorte na mitologia grega. Os mitos gregos são atuais porque demonstram características de nossa personalidade facilmente perceptíveis principalmente após a definição de arquétipo de C. G. Jung. Portanto, esses mitos quando aplicados na publicidade, geram uma identificação/projeção para com o público-alvo das campanhas. Para tentar comprovar a idéia de desgaste e repetição dos símbolos, primeiramente analisaremos peças que utilizam os arquétipos clássicos, como, por exemplo, Afrodite nas campanhas de cosméticos. Logo após partiremos então para a análise do corpus, ou seja, a Campanha pela Real Beleza da marca Dove, o comercial A Story of Darkness and Light da cerveja irlandesa Guinness e o comercial GRR dos motores à diesel da Honda. Nesses comerciais tentaremos demonstrar como a utilização de novos arquétipos pode gerar uma identificação maior do público-alvo e por isso fazer sucesso, ou melhor dizendo, se destacar. Apesar de ainda haver uma pasteurização, como diria Malena S. Contrera, conseguimos captar uma certa qualidade nesses anúncios pelo fato deles evidenciarem mais os mitos. Essa evidência do mito se torna importante, porque resgata o simbolismo no homem fazendo com que ele esteja em constante reatualização.

ASSUNTO(S)

semiótica da cultura cultura de massa culture semiotic advertisement symbol publicidade símbolo comunicação e linguagens mitologia mythology mass culture comunicacao

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