Sete mares numa ilha: a mediação do trabalho acústico na construção da identidade coletiva

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

O objetivo deste trabalho é mostrar de que forma a música, compreendida como um trabalho acústico, se faz uma linguagem de reflexão afetiva capaz de construir identidades coletivas. Nesta perspectiva, sua característica fundamental é ser mediadora na constituição, não só de sujeitos enquanto singularidades como também, das possíveis unificações articuladas em tomo de projetos específicos, produzindo as identidades coletivas. Para tanto, esta pesquisa considerou sete bandas de composição própria da Ilha de Santa Catarina, cuja coleta de dados se deu no acompanhamento de shows e ensaios, e também por meio de entrevistadas abertas e semiestruturadas. Neste trabalho, duas bandas foram escolhidas para traduzir e expressar a problemática central, se fazendo objeto-sujeito de uma análise mais aprofundadaem tomo das significações que eles têm a respeito de seu trabalho acústico. Os resultados da pesquisa apontam para a música como construtora de experiências afetivas e reflexivas, capaz de produzir significados singulares e coletivos. Neste sentido, ela se faz uma linguagem especialmente política, se constituindo em mediação na construção de um possível paradigma ético-estético, onde se alia trabalho e compromisso com divertimento e prazer. Por meio dela, diversas unificações coletivas podem vir a se fazer presentes, abrindo possibilidades também aos movimentos musicais como totalizaçães destotalizadas em torno de produções locais, que surgem como respostas aos processos de globalizaçãoa que estamos submetidos

ASSUNTO(S)

santa catarina musica identidade coletiva psicologia social banda musical comportamento de massa sujeito e identidade

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